Local

Universidade dos Açores estabelece colaboração internacional na área da Filosofia para Crianças

A Universidade dos Açores esteve presente, através de duas docentes do Centro de Estudos Filosóficos, na Conferência Internacional “El desarrollo de una identidad ética en un mundo globalizado”, que teve lugar entre 3 e 11 de Janeiro, no México.

Universidade dos Açores estabelece colaboração internacional na área da Filosofia para Crianças

San Cristóbal de Las Casas, na província de Chiapas, foi o lugar escolhido para este evento organizado pelo Centro LatinoAmericano de Filosofia para Niños, que congregou especialistas de diversos países (México, E.U.A., Costa Rica, Inglaterra).

A Filosofia para Crianças é uma área amplamente divulgada e implementada no México, onde existem várias instituições formadoras e diversas escolas que adoptam, já há mais de 20 anos, esta metodologia de trabalho filosófico desde o Pré-Escolar.

A apresentação além-fronteiras do trabalho desenvolvido nos Açores colheu grande receptividade junto dos participantes na Conferência e permitiu à Universidade dos Açores iniciar uma série de colaborações com grupos de trabalho a nível internacional.

Os materiais didáctico-filosóficos apresentados pelas docentes da Universidade dos Açores, bem como a metodologia apresentada, foram reconhecidos pela sua originalidade e solicitados para serem utilizados por especialistas noutros países.

Gabriela Castro e Magda Costa Carvalho têm desenvolvido investigação e actividades na área da Filosofia para Crianças já há alguns anos, num grupo de trabalho do qual faz parte também Berta Pimentel Miúdo.

O projecto de Filosofia para Crianças da Universidade dos Açores é o primeiro, a nível nacional, a desenvolver-se numa universidade pública.

As três investigadoras coordenaram entre 2006 e 2009 o projecto CRIA (Criatividade e Reflexão para a Infância Açoriana), financiado pelo Governo Regional dos Açores, que levou a Filosofia para Crianças a várias ilhas do Arquipélago (Flores, Faial, Graciosa, Santa Maria e São Miguel), e que resultou numa publicação intitulada CRIA: Um projecto de Filosofia para Crianças na Universidade dos Açores.

Em 2007, organizaram na Universidade dos Açores o Simpósio Internacional “Filosofia e Estética: uma escola para os afectos”, que trouxe a Ponta Delgada alguns dos mais eminentes especialistas internacionais de Filosofia para Crianças.

Desde 2006, marcam presença nas comemorações do Dia Mundial da Criança (promovidas pela Câmara Municipal de Ponta Delgada) com uma tenda de Filosofia para Crianças, divulgando o seu projecto junto de professores e alunos do 1º ciclo.

Neste momento, as docentes desenvolvem actividades com duas turmas do 1º ano do Ensino Básico no âmbito de um protocolo celebrado entre a Universidade dos Açores e o Colégio do Castanheiro.

(Magda Costa Carvalho, Universidade dos Açores)