Local

Vem aí mau tempo

A Proteção Civil dos Açores emitiu esta manhã um alerta para as previsões de agravamento do tempo no arquipélago devido a "uma superfície frontal fria com atividade moderada a forte".

Vem aí mau tempo


Em comunicado enviado à imprensa, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos amarelos para as nove ilhas dos Açores por causa das previsões de chuva, por vezes forte, vento e agitação marítima.

Para o grupo ocidental (ilhas das Flores e Corvo), o aviso amarelo, referente a precipitação, vai vigorar entre as 12:00 locais (13:00 em Lisboa) de quarta-feira e as 18:00 de quinta-feira.

A partir das 00:00 de quarta-feira há também aviso amarelo para aquelas duas ilhas devido às previsões de vento e agitação marítima até às 03:00 de quinta-feira.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para as ilhas do grupo central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) devido às previsões de chuva, por vezes forte, entre as 15:00 de quarta-feira e as 21:00 de quinta-feira.

Para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria), o aviso amarelo de precipitação, por vezes forte, estará em vigor no período entre as 15:00 de quarta-feira e as 21:00 de quinta-feira.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e é emitido quando as condições meteorológicas representam um "risco para determinadas atividades".

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção como o reforço das amarrações das embarcações ou mudança para local seguro e especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.

A Proteção Civil açoriana recomenda ainda o afastamento de áreas baixas junto à costa e desanconselha a prática de atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos ou passeios à beira mar.

A população deve ainda consolidar telhados, portas e janelas e guardar os objetos soltos do jardim, manter limpos os sistemas de drenagem das residências, sendo desaconselhada a circulação sem necessidade.

Lusa