Local

Vento está a condicionar ligações aéreas nos Açores

Um avião da SATA Air Açores que fazia hoje a ligação entre São Miguel e a ilha do Pico foi obrigado a divergir para o Faial devido a ventos fortes, disse à Lusa fonte da companhia aérea açoriana.

Vento está a condicionar ligações aéreas nos Açores


O porta-voz da SATA, António Portugal, explicou que os passageiros deste voo (35 que faziam a ligação Ponta Delgada/Pico e 30 Pico/Ponta Delgada) serão reencaminhados para a Horta por via marítima, seguindo depois por avião a partir do Faial.

O agravamento do estado do tempo nos Açores deve-se a uma superfície frontal fria associada a uma depressão, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA emitiu avisos amarelos referentes à chuva e trovoada previstas para as ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) até às 15:00 de hoje.

Para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria), o aviso amarelo por causa do vento vai vigorar a partir das 15:00 de hoje e até às 00:00.

As duas ilhas vão estar ainda sob aviso amarelo devido à chuva e trovoada a partir das 18:00 de hoje e até às 00:00.

Para o grupo central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial), o IPMA emitiu aviso laranja para o vento, direção de sul rodando para noroeste, entre as 15:00 e as 21:00 de hoje.

Aquelas cinco ilhas do grupo central vão estar também sob aviso amarelo devido às previsões de chuva e trovoada das 13:00 às 21:00 de hoje.

O aviso amarelo, o menos grave, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas, enquanto o laranja corresponde a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Lusa