Política

30ª. Assembleia Anual da Comissão das Ilhas em Ponta Delgada


A Região Autónoma dos Açores recebe nos dias 20 e 21 de Maio a 30ª. Assembleia Anual da Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa.


O evento decorre no Teatro Micaelense - Centro Cultural e de Congressos - a convite do Presidente do Governo dos Açores e integrado na programação da "Região Europeia do Ano 2010", reunindo cerca de 50 participantes, de regiões insulares, instituições e organismos europeus.

A sessão de abertura está marcada para o dia 20 de Maio, pelas 09h30, sendo presidida por Carlos César, na qual tomarão também a palavra o secretário de Estado da Energia e Inovação, Carlos Zorrinho e o Presidente da Comissão das Ilhas e das Western Isles, Alex McDonald.

Intitulado "Como Podem as Ilhas Aproveitar Novas Oportunidades na Perspectiva de um Desenvolvimento Sustentável ?"a Assembleia Anual da Comissão das Ilhas vai abordar questões relativas às energias renováveis, bem como as áreas dos transportes, comunicações e turismo.

Participam na reunião, para além dos Açores, representantes das Regiões de Bornholm e Faeroe Islands, Dinamarca, Hiiumaa e Saaremaa, Estónia, Guadalupe e Córsega, França, Sícilia, Itália, Madeira, Baleares e Canárias, Espanha, Gotland, Suécia, ilha de Man, Orkney, Shetland e Western Isles, Reino Unido, representantes dos Estados, das instituições europeias e de várias organizações ligadas às temáticas em debate.

Na tarde de Quinta-Feira, está agendada uma visita técnica à central geotérmica da Ribeira Grande, precedida de uma apresentação da política energética do Governo dos Açores, bem como do projecto Green Islands e do Programa MIT-Portugal.

Carlos Tavares com GaCS