Política

Lavoura açoriana partilha preocupações com candidata da CDU ao Parlamento Europeu


Quotas leiteiras e subsídios são as grandes preocupações da Lavoura açoriana, transmitidas, na noite de ontem, a Ilda Figeiredo, deputado ao Parlamento Europeu, pelo Partido Comunista Português.


Ilda Figueiredo foi ouvir os lavradores na Cooperativa do Bom-Pastor, em Ponta Delgada, e as primeiras palavras dirigidas à classe, não foram boas notícias: a candidata avisou os agricultores que, para se impedir o fim das quotas leiteiras, a partir de 2015, é necessário agir depressa.

Por outro lado, Ilda Figueiredo acredita que os produtos da Região Autónoma têm potencial para poder conquistar outros mercados, questão que os agricultores concordam, mas vão avisando que a valorização dos produtos açorianos é da responsabilidade de outros sectores, como adiantou Aristide Silva, referindo-se à Universidade dos Açores e ao próprio Governo açoriano.

Para além disso, também o acesso aos sibsídios esteve em discussão, já que os agricultores, e pela voz de Manuel António, se queixam de instrumentalização.

Face a todas estas preocupações, Ilda Figueiredo esclareceu que o PCP vai continuar a defender o regime de quotas da União Europeia e a proposta de um POSEI, adoptado aos Açores.

Bárbara Almeida / Carlos Tavares