Política

Base das Lajes: plataforma militar de importância vital para os EUA


A Base das Lajes é uma das 6 bases-chave para o Comando Africano dos Estados Unidos - o Africom - mas desempenha outras missões fundamentais para as forças armadas norte-americanas.

Base das Lajes: plataforma militar de importância vital para os EUA

A integração da Base das Lajes, na ilha Terceira, Açores, no plano estratégico norte-americano está a ser estudada até ao ano de 2025.

Para além do apoio ao Africom, há outras missões para as quais a Base aparece indicada em documentos norte-americanos e cujo interesse vai desde o apoio a forças expedicionárias, até ao apoio a aviões de caça que atravessam o Atlântico-Norte.

Para todos os caças que percorrem mais de 2 mil milhas náuticas no Atlântico-Norte, as Lajes são o suporte fundamental para os pilotos, em casos de emergência ou de reabastecimento.

Os Estados Unidos consideram fundamental o papel atribuído à Base: enquanto a Espanha e a Itália já falharam em aspectos logísticos, Portugal, e os Açores nunca falharam e não se espera que tal venha a acontecer.

Para além do desempenho que tem em acções militares, a Base das Lajes é também considerada um elo relevante para as missões de apoio humanitário.

Armando Mendes / Carlos Tavares