Política

Berta Cabral eleita líder do PSD / Açores com 98% dos votos


A actual Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada já é a nova líder do PSD, nos Açores, o que faz história no PSD : duas mulheres comandam os destinos do partido - Berta Cabral nos Açores e Manuela Ferreira Leite, no Continente.

Berta Cabral eleita líder do PSD / Açores com 98% dos votos

Após a vitória das directas do partido, Berta Cabral fez a sua primeira declaração, referindo-se ao novo Estatuto dos Açores, para lamentar a posição ontem assumida pelo PSD a nível nacional, que se vai abster na votação do documento-base da Autonomia.

A nova líder foi eleita com 98,5% dos votos, dos 10 mil militantes em condições de votar e insistiu em referir que pretende construir um novo partido, mais aberto à sociedade e rumo a 2012.

Ainda quanto ao Estatuto, afirmou que os Açores estão acima do interesse partidário e que, por essa razão, os dois deputados açorianos do PSD, Mota Amaral e Joaquim Ponte, vão votar a favor do novo Estatuto Político-Administrativo dos Açores.

Berta Cabral não deixou de lamentar ainda a abstenção da Comissão Política Nacional do PSD, na votação do documento que terá lugar na Assembleia da República, na próxima sexta-feira, dia 19 de Dezembro.

Durante o dia de ontem foram também eleitos 300 delegados ao XVII Congresso Regional do PSD, já agendado para os dias 16,17 e 18 de Janeiro de 2009, no Coliseu Micaelense.

Tânia Martins / Carlos Tavares