Política

Congresso regional do PS: uma nova etapa no mesmo caminho

Tem hoje inicio, no Teatro Micealense, em Ponta Delgada o XIII congresso do PS/Açores

Congresso regional do PS: uma nova etapa no mesmo caminho
São quatro centenas de congressistas que estarão presentes na reunião magna dos socialistas, para votarem uma moção de estratégia de Carlos César que promete fazer sempre mais e melhor, numa nova étapa, mas no mesmo caminho.

As excepções dizem respeito aos Açores, no contexto europeu que o PS quer intensificar e a cooperação externa que o partido quer reforçar.

Um dos objectivos previsto na estratégia do PS, centra-se no relacionamento entre a administração regional e o poder local, defendendo uma tutela mais abrangente da administração regional sobre a local e ainda uma cooperação mais eficaz neste domínio, prometendo também a criação de um observatório para monitorizar o relacionamento entre o governo e as autarquias.

A análise política do próximo ano não ficará esquecida, com os socialistas a a debruçarem-se sobre as eleições para a Assembleia da República e também para o Parlamento Europeu.

Apesar de, em Estrasburgo, estar decidida a redução do número de euro-deputados, o PS promete colocar um candidato açoriano em lugar elegível.

O congresso contará com a presença de António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, e no encerramento, no domingo com o Secretário geral do PS, José Sócrates.

Ana Paula Santos / Carlos Tavares