Política

Especial Eleições Açores - O diário da noite em actualização permanente

Especial Eleições Açores - O diário da noite em actualização permanente

Hortências, flores típicas de muitas paisagens açorianas


22h50 - Festa do PSD em Ponta Delgada

22h47 - Os socialistas fazem festa em Angra do Heroísmo e na Horta.

22h30 - Carlos César, presidente do PS Açores, faz a sua intervenção, ladeado por José Contente, o arquitecto da campanha socialista. Pela primeira vez em 35 anos de democracia, o partido socialista venceu as eleições autárquicas nos Açores. Confirma-se assim, diz César, "um ciclo vencedor para o PS: Há um ano o PS venceu as Legislativas Regionais. Há poucas semanas, o PS venceu as Legislativas Nacionais. E agora, o PS vence nos Açores as eleições autárquicas." A tónica de todas as intervenções de Carlos César durante esta campanha, afirmou, foi o apelo em prol da cooperação e da unidade de esforços no trabalho de progresso e desenvolvimento dos Açores. Em resposta às perguntas dos jornalistas declarou que a vitória em Vila Franca terá sido a mais inesperada, mesmo pela sua dimensão relativa. As outras vitórias, foram também consideradas relevantes.

22h12 - Berta Cabral, a líder do PSD Açores e presidente reeleita da autarquia de Ponta Delgada, faz a sua intervenção. Começa por agradecer a vitória em Ponta Delgada, com 60% dos votos. No plano regional, reconheceu que não foram atingidos os objectivos de conquistar a maioria das câmaras da região e manifestou solidariedade para com os candidatos não eleitos. Mas, afirmou, ela, pessoalmente, não era candidata aos 19 concelhos. Questionada pelos jornalistas, recusou fazer uma leitura de derrota, face ao conjunto dos resultados do PSD Açores, com apenas uma referência rápida à conquista da autarquia de Vila do Porto.

22h10 - O PSD ganhou Ponta Delgada.

21h49 - Recontagens a decorrer ainda em duas freguesias de Angra do Heroísmo.

21h45 - Correcção nas contagens de Angra, Andreia Cardoso conquista a Câmara de Angra do Heroísmo mas sem maioria absoluta, há 3 vereadores do PS e 3 do PSD na autarquia de Angra, e mais um do PP.

21h44 - Faltam apurar 18 freguesias de Ponta Delgada, a última autarquia a fechar. O PSD lidera nesta altura com assinalável vantagem.

21h42 - José Dec Mota fica fora da Câmara da Horta. Votação residual na Horta.

21h06 - PSD venceu a Junta de freguesia da Terra Chã em Angra do Heroísmo, uma freguesia tradicionalmente socialista.

21h04 - PSD Açores enfrenta resultados com desalento, na sede social-democrata o desânimo é notório.

21h03 - PS já tem mais de 10 câmaras, é o vencedor destas eleições.

20h59 - PSD ganhou no Nordeste. PS ganhou na Lagoa.

20h56 - Independentes ganham a junta de freguesia nas Furnas da Povoação.

20hh55 - PS reconquista a autarquia de Angra do Heroísmo. Informação ainda não oficial.

20h54 - Independentes ganham a junta de freguesia em Santa Clara de Ponta Delgada.

20h53 - Carlos Àvila, satisfeito, apreensivo com o futuro do concelho.

20h42 - O Corvo, estranhamente, tarda em fechar.

20h38 - PSD ganhou São Roque e Madalena do Pico.

20h37 - PS ganhou Lajes do Pico.

20h37 - PS venceu a Junta de Freguesia de Rabo de Peixe.

20h27 - O PSD conquistou Santa Maria. Informação ainda não oficial.

20h17 - António Cordeiro, o novo presidente da autarquia de Vila Franca, afirmou que esperava esta vitória e que o povo de Vila Franca votou com inteligência. Afirma estar preparado para gerir a autarquia.

20h12 - O PS com Carlos Àvila ganha a Povoação, informação ainda não oficial

20h11 - O PS ganhou Vila Franca do Campo. O PSD Açores, Rui Melo, perdeu Vila Franca do Campo, informações ainda não oficiais. Uma surpresa nesta noite eleitoral.

20h10 - O PS vai ganhar a Ribeira GRande com 60% dos votos, na Terceira o PS ganha a Praia da Vitória e Angra.

19h59 - Pela primeira vez o PS ganhou o municipio de Santa Cruz da Graciosa.

19h57 - Freguesia da Calheta de São Jorge. O PSD ganhou para a câmara da Calheta por 1 voto de diferença, 423 para o PSD, 422 para o PS.

19h54 - O PS ganhou Arrifes de Ponta Delgada, tradicionalmente social-democrata.

19h53 - O PS ganhou Norte Grande e Manadas, em São Jorge.

19h49 - O PS ganha pela primeira vez nas Fontinhas da Praia da Vitória, Terceira.

19h33 - O PSD ganhou na freguesia da Ribeirinha da Graciosa e o PS ganhou no Norte Pequeno de São Jorge, para a Câmara e para a Junta de Freguesia. São os primeiros resultados da noite eleitoral. O PSD ganhou a freguesia de São Roque de Ponta Delgada.

19h28 - Luís Mauricio na sede do PSD Açores declara a mesma humildade, face aos resultados nas urnas. Declara que o PSD está confiante de que pode ganhar a maioria dos municipios dos Açores, podendo mesmo conquistar alguns dos municipios até agora com os socialistas.

19h24 - José Contente declara que o PS Açores está confiante em bons resultados. Os socialistas aceitarão com humildade o veredicto popular, mas esperam obter a maioria das autarquias dos Açores. José Contente respondeu a três perguntas de jornalistas e usou 4 vezes a palavra humildade para acentuar a aceitação dos resultados que ocorrerem.

19h21 - Paulo Casaca preferiu aguardar pelos resultados na sua sede de campanha e não na sede do partido socialista.

19h17 - José Contente, coordenador da campanha do PS Açores nestas autárquicas, vai falar, é a primeira intervenção da noite, em directo na Antena 1 Açores e na RTP Açores. Muita expectativa na sede rosa.

19h14 - A nossa emissão rádio está on-line, a emissão está a ser monitorizada e está activa, depois de alguns problemas nos últimos dias, quem quiser acompanhar esta emissão em directo pode clicar aqui: Emissão Rádio. Estamos a 44 KHZ, com 48 KB por segundo, qualidade razoável.

19h05 - O Corvo deve ser o primeiro concelho dos Açores a ser apurado, seguido das Flores (com dois concelhos) e de Santa Maria ou da Graciosa.

19h00 - Projecção Nacional, António Costa vence Lisboa, Rui Rio vence no Porto, pode ter maioria absoluta. Oeiras, Isaltino Morais renova a sua presidência. Guilherme Pinto vence Matosinhos. Não existem projecções para os Açores.

18h57 - Jorge Nascimento Cabral na rádio pública considera que esta não foi uma boa campanha. A população está empanturrada de eleições. Houve muito apelo directo ao voto, muitas arruadas e muito contacto porta a porta. Todos os partidos optaram por não fazer grandes comícios de encerramento.

18h56 - Daqui a 4 minutos as projecções nacionais, o panorama político nacional para estas autárquicas a partir de uma sondagem RTP.

18h52 -  No PSD Açores a sede está ainda ligeiramente vazia, nos últimos 5 minutos começaram a chegar as figuras maiores do PSD, Berta Cabral ainda não está presente. A sala está ocupada praticamente apenas pelos diversos jornalistas presentes. As hostes laranjas manifestam-se, por agora, confiantes de que vão pintar novamente o arquipélago com as cores social democratas.

18h50 - Na sede do PS já se encontra Carlos César e a Comissão Permanente dos socialistas. Clima de expectativa positiva. Existe nas hostes socialistas a convicção de que a abstenção este ano pode ser inferior do que há 4 anos.

18h30 - O arranque, em simultâneo das emissões especiais da rádio pública e da RTP Açores. Rui Goulart dirige a emissão da RTP Açores, Margarida Pereira está nos comandos da emissão especial da rádio pública. Os comentadores da emissão especial da rádio são Jorge Nascimento Cabral e José San Bento.

António Gil/ Carlos Tavares / Luciano Barcelos