Política

Lobbies Açorianos em Bruxelas em destaque hoje na Antena 1 / Açores


Os Açores e a União Europeia: a relação entre o Arquipélago e Bruxelas, vista pelos antigos eurodeputados açorianos vai estar em destaque num "flash" sobre assuntos europeus, que vamos passar a emitir ao longo da semana, por volta das 17H40.

Lobbies Açorianos em Bruxelas em destaque hoje na Antena 1 / Açores

Numa abordagem feita pela jornalista da Antena 1, Ana Paula Santos, o tema de hoje é a relação entre os políticos e os lobbies de Bruxelas, e saber quem decide na capital belga.

A forma como o Governo dos Açores pretende fazer lobbing em Bruxelas é, por exemplo, criticada pelo ainda deputado europeu, Duarte Freitas.

Para a defesa dos interesses da Região Autónoma, o Executivo fala da criação de um lobbie dos Açores, mas, na opinião do eurodeputado pelo PSD, Duarte Freitas, o projecto em marcha é redutor, adiantando que a contratação de uma empresa não passa de mais uma assessoria para o próprio Governo.

Sem a presença de representantes da sociedade civil e dos sectores económicos em Bruxelas - acrescenta o deputado - o Governo não pode falar, concretamente, na existência de um lobby.

Influenciar decisões é, há muito, profissão na capital da União Europeia: em Bruxelas há 15 mil lobbistas, 4 mil a exercerem pressão, junto do Parlamemto Europeu, e são considerados bastante eficazes.

Assim, os Açores na União Europeia, a relação entre o arquipélago e Bruxelas, na óptica de antigos eurodeputados, vão estar em destaque hoje, a parttir das 17H40, na Antena 1 / Açores, o primeiro de uma série de trabalhos assinados pela jornalista Ana Paula Santos, nesta semana de contagem final para as eleições europeias do próximo Domingo, dia 7 de Junho.

Ana Paula Santos / Carlos Tavares