Política

Maioria dos deputados do PSD/ Açores recusa-se a participar no Dia dos Açores no Canadá


A recusa de participar nas comemorações do Dia dos Açores, no Canadá, encontra-se numa carta enviada ao Presidente da Assembleia Legislativa Regional da Região Autónoma, e tem como base a necessidade de  contenção de despesas.

Maioria dos deputados do PSD/ Açores recusa-se a participar no Dia dos Açores no Canadá

Deputados do PSD não vão todos ao Canadá © Foto: PSD

É essa mesma a argumentação dos social democratas: em tempo de crise é necessário conter despesas e, assim, dos 18 deputados do PSD, apenas 3 vão deslocar-se a Toronto.

O PSD entende que o Parlamento açoriano está a esbanjar dinheiros públicos, ao pagar a deslocação a todos os deputados e membros do Governo regional, para participarem nas comemorações do Dia da Região, que se realizam na capital da província de Ontário, Canadá.

António Marinho, líder parlamentar do PSD entende que os políticos devem dar o exemplo e, por essa razão, enviou uma carta ao Presidente da Assembleia a dar conta de que, da sua bancada, apenas estarão presentes nas cerimónias 3 deputados, uma pequena comitiva que, em sua opinião, terá o papel de representar o Partido Social Democrata, no Dia dos Açores.

A decisão, segundo explica Marinho, não respresenta nenhum desrespeito para com a Autonomia, ou para com as Comunidades de Emigrantes açorianos no Canadá, nem tão pouco para os homenageados.

António Marinho apenas diz que a deslocação de todos os deputados a Toronto não parece ser consentânea com as dificuldades que sentem os açorianos em tempo de crise, tanto cá, no arquipélago, como lá, no Canadá.

Ricardo Freitas / Carlos Tavares.