Política

PCP/Açores acusa ANA de má gestão por falta de combustível em Santa Maria


O PCP/Açores questiona o Governo Regional sobre o esgotamento de combustível aeronáutico no Aeroporto da Ilha de Santa Maria.


O referido Aeroporto viu o fluxo de escalas técnicas aumentar nos últimos dias, fruto do tráfego de aeronaves que transportam auxílio de emergência para as vítimas do sismo ocorrido na passada semana no Haiti,"sendo, por isso, uma falha ainda mais grave".

Os comunistas açorianos consideram que se está "perante um erro de gestão e de uma subvalorização intencional do Aeroporto de Santa Maria e dos seus meios" que resultam  numa grave perda para a Região Autónoma, exigindo uma posição firme, por parte do Governo Regional".

Aníbal Pires, deputado do PCP no Parlamento açoriano, considera que "a ANA tem de assumir as suas responsabilidades".

Num requerimento feito pela Representação Parlamentar, o PCP lembra a importância do Aeroporto daquela ilha, a sua específica localização geográfica, a sua capacidade técnica dos seus recursos humanos, que assumem uma importância ímpar no contexto dos transportes marítimos no Atlântico, para denunciar que "o esgotamento de combustível para reabastecuimento de aeronaves daquele Aeroporto contraria todos estes objectivos".

Embora a administração do Aeroporto esteja cometida à ANA Aeroportos, S.A., "não pode o poder regional alhear-se da relevância, nem deixar de assumir postura de exigência para com aquela empresa, no sentido de garantir uma gestão que desenvolva e valorize as potencialidades daquele equipamento aeroportuário".

Carlos Tavares com Gabinete de Imprensa do PCP / Açores