Política

PSD ganha europeias nos Açores e abstenção sobe em flecha (vídeos)

A subida da abstenção e a derrota do PS são os dois factos mais relevantes das eleições europeias nos Açores.

PSD ganha europeias nos Açores e abstenção sobe em flecha (vídeos)
A abstenção passou de 69,4 por cento em 2004 para 78,3 nas eleições deste Domingo.

O comentador da noite eleitoral na RTP/Açores, Aranda e Silva, atribuiu o facto à falta de um discurso virado para os jovens por parte dos candidatos.

O PS, que em 2004 obteve 49,3 % dos votos, ganhando na altura as eleições, não foi agora além dos 32,8 por cento.

Carlos César admitiu que o candidato nacional do partido, Vital Moreira (várias vezes acusado pela oposição de ser contra as autonomias regionais), não beneficiou a prestação do partido nos Açores, mas disse que não se podem confundir eleições. (ver vídeo de Carlos César)

O dirigente socialista, que perdeu em territórios do PS como Santa Maria ou Angra do Heroísmo, lembrou que os resultados da PS acompanharam a tendência europeia, onde os partidos socialistas foram penalizados.

Na noite eleitoral, o Presidente do PS-Açores voltou a defender a o voto obrigatório, admitindo que a sua posição não colha apoios no seio nacional do partido.

Berta Cabaral, que teve nestas eleições, a sua primeira vitória enquanto presidente do PSD-Açores, disse que "um novo ciclo está a começar" e sublinhou que o seu grande objectivo é ganhar as eleições regionais de 2012. (ver vídeo).

Pelo mesmo discurso alinhou o Vice-Presidente do CDS-PP, que há cinco anos concorreu às europeias em coligação com o PSD.

Nuno Melo Alves afirmou que os resultados destas eleições demonstram o fim de um ciclo político porque "o eleitorado penalizou o PS nos Açores e a nível nacional" (video).

Comparando os resultados de 2009 com os de 2004, verifica-se ainda uma subida acentuada das votações do Bloco de Esquerda (vídeo com Lúcia Arruda, do BE) e da CDU (ver reacção de Anibal Pires).

Resultados Finais das eleições para o Parlamento Europeu em 2009:

PSD - 40,7 %

PS - 32,8 %

CDS - 7,7 %

BE - 6,4 %

CDU - 3,2 %


Abstenção - 78,3 % nos Açores.


Resultados de 2004:

PS - 49,31

Coligação PSD/PP - 40,95%

Bloco de Esquerda - 1,85%

CDU - 1,67

Veja ainda em vídeo:

Declaração final de Maria do Céu Patrão Neves, do PSD.

Declaração final de Luís Paulo Alves, do PS

Declaração final de Emiliana Silva, do CDS/PP


Multimédia Açores