Política

Revisão do orçamento prevê o reforço de 95 milhões de euros para a saúde (Vídeo)

A proposta global quer que seja feito um investimento não só no Serviço Regional de Saúde, mas também no emprego, economia e solidariedade social.

A proposta do executivo regional prevê um aumento de mais de 160 milhões do investimento público e um reforço de cerca de 130 milhões no investimento financiado pelo orçamento da região.

Entre outros aumentos, a revisão do orçamento da região prevê um aumento de mais de 70 milhões de euros para apoio ao emprego e às empresas, 50 milhões para a "comparticipação no serviço público de transportes aéreos efetuados pela SATA", e inclui o aumento de 20 milhões de euros para o desenvolvimento do turismo.

Com previsão de redução na receita fiscal de 90 milhões de euros e sem perspetiva do impacto que possa causar uma segunda vaga da pandemia, os Açores vão recorrer à utilização concedida pelo orçamento do estado em 285 milhões de euros e aumentar em 46,6 milhões as receitas provenientes da utilização de fundos comunitários".

Esta é a segunda revisão do orçamento de 2019. A primeira teve lugar em fevereiro, para colmatar os prejuízos causados pelo furacão Lorenzo, que atravessou o arquipélago em outubro passado.

A proposta agora apresentada deverá ser aprovada pela maioria socialista no plenário de julho, da Assembleia Legislativa Regional.

RTP/Açores