Sociedade

Antena 1 Açores assegura cobertura das Festas do Senhor Santo Cristo

As Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que decorrem este fim-de-semana em Ponta Delgada, serão transmitidas pela Antena 1 Açores, como habitualmente, com diversos apontamentos de reportagem em direto do Campo de São Francisco.

Antena 1 Açores assegura cobertura das Festas do Senhor Santo Cristo
ANTENA 1 AÇORES ASSEGURA COBERTURA
DAS FESTAS DO SENHOR SANTO CRISTO



A inauguração da iluminação festiva, a mudança da Imagem, a solene concelebração eucarística e a saída e a recolha da procissão constituem os principais motivos de interesse das sucessivas transmissões asseguradas pela equipa de reportagem da Área de Programas da Antena 1 Açores.

Na sexta-feira, pelas 20h30, a primeira emissão especial, com cerca de uma hora de duração, acompanhará a abertura festiva da iluminação decorativa do Santuário da Esperança e do Campo de São Francisco, incluindo breves entrevistas com diferentes entidades.

O provedor da Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres e o presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada participam neste primeiro apontamento de reportagem, conjuntamente com o Conselheiro das Comunidades Portuguesas nos Estados Unidos da América.

O presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, a diretora do Centro Regional de Apoio ao Artesanato, o diretor-geral do Coliseu Micaelense e o presidente da Associação dos Fotógrafos Amadores dos Açores são outros dos convidados previstos para breves conversas sobre outros eventos tradicionais que decorrem associados às festas.

No sábado, a Antena 1 Açores transmitirá novamente em direto do Campo de São Francisco, durante o período compreendido entre as 16h00 e as 18h30, para acompanhar a Mudança da Imagem desde a saída do Convento da Esperança até ao sermão final no interior do Santuário, este ano a cargo do Monsenhor António Saldanha.

No domingo, a Solene Concelebração Eucarística presidida pelo Bispo de Fall River, D. Edgar da Cunha, será transmitida em direto a partir do Adro do Santuário da Esperança, este ano com início às 09h30.

Pelas 14 horas, a Antena 1 Açores emite o programa documental “Na Rota das Sacristias de Ponta Delgada”, realizado por Ana Rosa Resendes, seguindo-se, a partir das 16 horas, a transmissão direta da saída da Imagem para a Procissão do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

A recolha da Procissão no Santuário da Esperança será igualmente acompanhada em direto pela rádio pública dos Açores a partir do seu posto de reportagem instalado no Campo de São Francisco, desde as 19h30 e até cerca das 22 horas, incluindo o cerimonial final de recolha da Imagem.

A cobertura das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres pela Antena 1 Açores será coordenada pelo locutor José Andrade e pelo padre Norberto Brum, com os técnicos José Gamboa e João Almeida. A repórter Ana Rosa Resendes participa sábado na transmissão da Mudança da Imagem e o historiador Carlos Melo Bento colabora domingo na reportagem da Recolha da Procissão.