Sociedade

Antena 1 Açores sintonizada na Finlândia por Mika Makelainen


Recebemos um correio electrónico dando conta de que a Antena 1 Açores foi sintonizada na Finlândia, em AM. Esta recepção foi efectuada na Lapónia, o Norte Árctico da Finlândia.

Antena 1 Açores sintonizada na Finlândia por Mika Makelainen

Família Makelainen, na Finlândia


Amigo Mika Makelainen:
Agradecemos a sua carta. Confirmamos que o som que enviou é da nossa emissão, o programa da manhã com Lena Goulart no início da emissão.
Saiba também que tem outra forma de aceder à nossa emissão, através da Internet, no endereço http://ww1.rtp.pt/wportal/popups/player.php?canal=7 , em streaming, em tempo real. Dessa forma estamos acessíveis em qualquer ponto do mundo.
Desejamos-lhe, e à sua família, as maiores felicidades.
Com os melhores cumprimentos
O Multimédia da RTP Açores

Reproduzimos aqui a carta que recebemos de Mika Makelainen:

"Prezados senhores,
É com imenso prazer que envio esta carta com boas notícias sobre a sua emissora RDP Açores que foi sintonizada na Finlân­dia no dia 30 de decembro de 2009, e com este relatório de recepção ficar verdan­deiramen­te satisfeito por saber que a sua emissora através das ondas do rádio foi ouvida na Finlândia com as suas programações desse dia.
Captei a sua emissão hoje na freqüência de 828 kHz nas ondas lar­gas (AM), das 06:38 às 06:41 horas hora local dos Açores. Fiquei muitíssimo contente ao ouvir a sua emissora por ser muito difícil captá-la por aqui. Provando que realmente ouvi a sua emissora, vou enviar aqui, em anexo, um ficheiro de som MP3 com a previsão do tempo local pela dos Açores. Agradecia-lhe imenso se me fizesse o favor de ouvir esta pequena gravação.
Embora eu saiba que os seus programas não são des­tinados ao público interna­cional, espero que tenham interesse em saber que sua emissora foi sintonizada ha milhares de quilômetros de distância. O meu receptor é um receptor de comunicações "Perseus" com uma antena de fio simples com 900 metros apontanda em direção ao Açores.
Tenho 45 anos de idade, sou casado e tenho dois filhos (15 e 13 anos).
Vou enviar aqui, em anexo, uma foto de minha família. Trabalho como um jornalista na Televisão Finlandesa (YLE). O meu passatempo preferido é o DX. Trata-se de escutar emisso­ras estrangeiras tais como a sua. Escuto emissoras estran­geiras porque estou interessado na cultura de outros países. O meu interesse pelo DX começou em 1980. Em Dezembro 2008-Janeiro 2009 viajei à Lapónia, o Norte Árctico da Finlândia, para fazer uma "expedição DX" com o objectivo de ouvir emissoras distantes de todo o mundo. Foi durante esta expedição em condições árcticas que eu tive a oportunidade de ouvir o sinal da vossa emissora. Esta recepção longínqua foi uma grande e agradável surpresa para mim.
Se este relatório estiver correto, gostaria muito que me envias­sem uma carta de confir­mação (ou um e-mail). Seria uma bela recordação deste contato entre os nossos países. Desejo a você e à sua emissora os maiores êxitos e espero ter brevemen­te notícias suas. Com os melhores cumprimen­tos.
Muito atenciosamente,
Mika Makelainen
"

António Gil