Sociedade

Contratações na RTP/Açores (Vídeo)

Após o investimento em equipamentos, o Presidente do Conselho de Administração da RTP reconhece que a RTP/Açores necessita de um reforço de meios humanos. Ouvido na Assembleia da República, Nicolau Santos revelou ter uma proposta de contratação de 6 profissionais, em cima da mesa, mas lembrou que há limitações orçamentais impostas pelo Governo da República.

Sem correspondente em São Jorge, atualmente a RTP/Açores conta com 125 trabalhadores no quadro e 50 elementos com contratos de prestação de serviço, 15 dos quais jornalistas.

Para justificar a necessidade de um reforço dos meios humanos, os deputados do PS, PSD e PCP alegaram as especificidades da empresa nos Açores, onde impera a descontinuidade territorial.

Nicolau Santos explicou, à Comissão de Cultura e Comunicação da Assembleia da República, que a contratação de novos profissionais requer a autorização do Governo, e adiantou que este ano a RTP só está autorizada a contratar 40 profissionais, após a saída de mais de 30 elementos.

O Conselho de Administração da RTP, que entrou em funções em junho deste ano, diz que a valorização dos recursos humanos é estratégica, mas lembra que foram investidos na RTP/Açores, nos últimos 5 anos, mais de 4 milhões de euros em equipamentos e tecnologia.

Telejornal