Sociedade

Faial: empresa responsável pelas inspecções de veículos está autorizada mas não pode operar (vídeo)

Apesar de estar devidamente autorizada, a empresa pode perder o concurso público lançado, agora, pelo Governo.

Faial: empresa responsável pelas inspecções de veículos está autorizada mas não pode operar (vídeo)




Há um ano e meio Filipe Costa arrancou com a ideia de criar uma empresa para assegurar as inspecções técnicas às viaturas.

Estima-se que no Faial existam 18 mil veículos e todos têm de estar devidamente inspecionados. Foi neste seguimento que nasceu a "Inspecções Periódicas Faialenses".

Trata-se de um centro fixo na ilha do Faial a trabalhar o ano inteiro com todos os requisitos que a lei exige: salas de espera, casas de banho e duas linhas de inspecções, ao contrário do que existe.

Oferecendo todas as condições, a empresa de Filipe Costa foi autorizada em Abril para a inspecção técnica de veículos, pela Direcção Regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres.

Mas para sua surpresa, o parágrafo seguinte refere que essa autorização será objecto de concurso público.

O novo empresário está indignado com a situação e questiona o porquê desse concurso nunca ter sido exigido às duas empresas que operam nos Açores.

A data do concurso ainda não foi avançada e, entretanto, Filipe Costa já começou a pagar IRC sobre uma empresa que ainda nem sequer arrancou.

Rui Gregório, coordenador dos transportes terrestres, garante que também houve concurso público para as outras empresas que operam nos Açores e que estes são os trâmites normais do processo.




Susana Silveira, Telejornal.