O caso do ferido grave em São Jorge, que faleceu a aguardar por uma evacuação médica, continua envolto em polémica.
A Força Aérea lamenta a morte e garante ter disponibilizado todos os recursos para o transporte do doente para o Hospital de Ponta Delgada.
Os militares mantêm que o avião que iria efetuar a evacuação não podia fazer uma operação noturna em São Jorge, sem a iluminação da pista estar devidamente certificada, isto apesar de se tratar de uma operação de emergência e não de uma viagem comercial regular.
O aeroporto de São Jorge tem, efetivamente, iluminação.
De acordo com o manual de informação sobre a pista, disponibilizado pela NAV, a que os pilotos têm acesso, São Jorge tem iluminação de aproximação e fim de pista, iluminação lateral e ainda dois outros tipos de iluminação de apoio à navegação.
Apesar de não estar certificada, a iluminação em causa garante que nenhum aparelho aterre às escuras.
O avião da Força Aérea não operou em São Jorge durante a noite, mas já o fez, nas mesmas condições, no aeroporto das Flores, cuja pista não está também certificada.
Um fonte dos bombeiros locais garantiu à Antena 1 que a Força Aérea já operou à noite naquele aeroporto por várias vezes.
O manual da NAV indica a existência nas Flores apenas de iluminação lateral.
Antena 1 Açores