Sociedade

Falta de certificação da pista das Flores não impede aterragens noturnas da Força Aérea

A Força Aérea já operou na ilha das Flores sem iluminação certificada, mas recusou-se a fazer uma evacuação em São Jorge, precisamente porque a iluminação da pista não está certificada.

Falta de certificação da pista das Flores não impede aterragens noturnas da Força Aérea
O caso do ferido grave em São Jorge, que faleceu a aguardar por uma evacuação médica, continua envolto em polémica.

A Força Aérea lamenta a morte e garante ter disponibilizado todos os recursos para o transporte do doente para o Hospital de Ponta Delgada.

Os militares mantêm que o avião que iria efetuar a evacuação não podia fazer uma operação noturna em São Jorge, sem a iluminação da pista estar devidamente certificada, isto apesar de se tratar de uma operação de emergência e não de uma viagem comercial regular.

O aeroporto de São Jorge tem, efetivamente, iluminação.

De acordo com o manual de informação sobre a pista, disponibilizado pela NAV, a que os pilotos têm acesso, São Jorge tem iluminação de aproximação e fim de pista, iluminação lateral e ainda dois outros tipos de iluminação de apoio à navegação.

Apesar de não estar certificada, a iluminação em causa garante que nenhum aparelho aterre às escuras.

O avião da Força Aérea não operou em São Jorge durante a noite, mas já o fez, nas mesmas condições, no aeroporto das Flores, cuja pista não está também certificada.

Um fonte dos bombeiros locais garantiu à Antena 1 que a Força Aérea já operou à noite naquele aeroporto por várias vezes.

O manual da NAV indica a existência nas Flores apenas de iluminação lateral.

Antena 1 Açores