Sociedade

São Miguel: segurança das obras da SCUT questionada durante a apresentação do exercício "Açor".

O responsável máximo pela Protecção Civil assegura que sim. José Contente afirmou-o hoje durante a apresentação do exercício "Açor" que vai testar, uma vez mais, a resposta daquele organismo, em situações de catástrofe.

São Miguel: segurança das obras da SCUT questionada durante a apresentação do exercício Açor.

Secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente

O "Açor" vai decorrer em Vila Franca do Campo, ilha de São Miguel, de 15 a 17 de Outubro de 2010.

A propósito das obras da SCUT, elas reúnem todas as condições de segurança e até têm um Plano próprio, sabendo o Governo dos cuidados que são tomados, inclusivamente, na questão das drenagens, numa extenção de 95 quilómetros, e que conferem maior segurança rodoviária.

No entanto, existem zonas mais vulneráveis na ilha de São Miguel, como algumas estradas regionais que aparam mais quantidade de chuva, pontos críticos, ao nível das drenagens e deslizamentos, requerendo melhores obras hidraúlicas para desviar as águas.

Quanto ao exercício "Açor" propriamente dito, ele visa testar a resposta dos diferentes agentes da Protecção Civil, parante situações de enxurradas e movimentos vertentes.

No exercício serão articuladas - segundo a secretaria regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos - a Protecção Civil, Bombeiros, Forças Armadas, Câmaras Municipais, Hospital de Ponta Delgada, Escuteiros, Instituto de Acção Social e outras instituições e empresas públicas.

Tânia Martins / Carlos Tavares