Ouvir
Musical - Antena 1
Em Direto
Musical - Antena 1

Apoios

11.ª Edição InShadow – Lisbon ScreenDance Festival

12 de Novembro a 18 de Dezembro 2019

|

11.ª Edição InShadow – Lisbon ScreenDance Festival
Uma iniciativa da Vo’Arte

O melhor da criação artística transdisciplinar nas áreas do vídeo-dança, documentário, performance, exposições e instalações apresenta-se no festival InShadow.
A 11.ª edição tem lugar de 12 de Novembro a 18 de Dezembro 2019 no Museu da Marioneta, Teatro do Bairro, Cinemateca Portuguesa, Cinemateca Júnior, Espaço Santa Catarina, Centro Cultural Mercês, Biblioteca de Marvila, Appleton Square, Cisterna FBAUL, Ler Devagar, Galeria Otoco e Fnac Chiado, com várias propostas e encontros imprevisíveis entre cinema, dança e tecnologia.

O festival começa no Museu da Marioneta com a estreia absoluta de SOMBRAS, uma PERFORMANCE de DANÇA contemporânea de Diletta Bindi e Sara Montalvão, dias 12 e 13 de Novembro, às 10h30, para público escolar, e dia 15 de Novembro, às 21h, para público geral na Biblioteca de Marvila.
As COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS de DOCUMENTÁRIO e VÍDEO-DANÇA decorrem no Teatro do Bairro de 26 a 29 de Novembro (às 15h e 21h, respectivamente), com a exibição de mais de 50 filmes.
Ainda no Teatro do Bairro, a 30 de Novembro, é exibido em SESSÃO ESPECIAL o vídeo-dança Making Men de Antoine Panier e Harold George, e apresentada, em estreia absoluta, a PERFORMANCE Se eu pudesse, de Cecília Hudec e Rui Peixoto. A noite segue com a Cerimónia de entrega de prémios da Competição Internacional e termina com a Festa InShadow.
As Competições Internacionais de Vídeo-Dança e Documentário contam com o patrocínio oficial da Conserveira de Lisboa e a atribuição de prémios pela Delta, ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, Associação dos Amigos da Cerca, Soudos – Espaço Rural das Artes e Programa Territórios – Estúdios Víctor Córdon.
De 12 de Novembro a 18 de Dezembro, o corpo e a imagem reivindicam o seu lugar nos ecrãs, nos palcos e noutros suportes de representação, através de EXPOSIÇÕES, INSTALAÇÕES e PERFORMANCES, como a Tricotomia da Vaidade da Nova Companhia/João Telmo, com apresentações de 4 a 7 e de 11 a 14 de Dezembro na Appleton Square.
Realizadores, coreógrafos e bailarinos nacionais e internacionais humanizam objectos artísticos e desafiam o público à reflexão e ao debate entre CONVERSAS, WORKSHOPS e MASTERCLASSES.

Toda a programação estará disponível em breve no site da Vo’Arte.


A Vo’Arte, projecto inovador com 21 anos, nasceu da vontade de produzir, promover e valorizar a criação contemporânea, através do cruzamento de linguagens artísticas, desenvolvimento de projectos nacionais e internacionais. Promove o diálogo, intercâmbio, a transdisciplinaridade na criação entre artistas emergentes e consagrados e a descentralização cultural, com vista ao estreitamento das relações entre comunidades e à formação e desenvolvimento de novos públicos.
A Vo'Arte tem o apoio da DGARTES, Ministério da Cultura, Câmara Municipal de Lisboa, APCL - Associação Paralisia Cerebral de Lisboa e direcção artística de Ana Rita Barata (coreógrafa) e Pedro Sena Nunes (realizador).