Ouvir
Entrevista Antena 1 / Jornal de Negócios - Uma Conversa Capital
Em Direto
Entrevista Antena 1 / Jornal de Negócios - Uma Conversa Capital

Apoios

A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria - 7º Aniversário

Em Beja, Lisboa e Monforte da Beira - 19, 20 e 21 de janeiro

|

A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria - 7º Aniversário

De repente passaram 7 anos. Tudo começou a 16 de Janeiro de 2011 com uma premissa: gravar 5 vídeos por semana e colocar num mesmo lugar a grande diversidade da música portuguesa. 7 anos volvidos, isso resultou num programa de rádio, numa série de televisão, num palco nos Bons Sons, 3.000 vídeos, um site, 1.800 projetos diferentes, muitas palestras e vários documentários.


A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria gostou de todos e deu voz a muitos projectos e a pessoas que cantavam essencialmente para si próprios. Com estes 7 anos, fecha-se um ciclo e comprova-se uma maturidade: o projeto já não tem que se provar, tem sim que se apurar. O 7º aniversário deste projeto será comemorado em 3 dias consecutivos - 19, 20 e 21 de janeiro - e em 3 lugares diferentes: Beja, Lisboa e Monforte da Beira, procurando a descentralização e marcando, cada vez mais, a sua presença no interior. 

Tudo começa em Beja, no dia 19 de janeiro, data em que o realizador Tiago Pereira lançará o primeiro Centro Interpretativo d'A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria - com uma programação anual e uma colaboração com as escolas locais - no Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. Haverá ainda oportunidade para assistir aos concertos de Paulo Colaço e do Grupo Coral Douradas Espigas de Albernoa.

A 20 de janeiro, A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria estreia a sua curadoria musical no Teatro Nacional D. Maria II com o ciclo “Portugal em vias de extinção”, com um grupo de polifonia de Carvalhal de Vermilhas, Vouzela. 

Para finalizar esta celebração, no dia 21 de Janeiro, irá organizar-se um grande piquenique manifesto musical em Monforte da Beira, chamado “À Nossa Beira”. Este piquenique vai levar músicos e grupos de todas as partes do país a uma pequena aldeia da Beira Baixa, como um manifesto para se conhecer Portugal.

Edgar Canelas conversou com Tiago Pereira para saber mais detalhes destes três dias de festa.




Com o Apoio Antena 1!