Ouvir
Programa da Manhã
Em Direto
Programa da Manhã Com José Carlos Trindade

Apoios

Abril no Feminino

2 a 30 de Abril - Coimbra

|

Abril no Feminino

O que é o Abril no Feminino?

"Abril no Feminino propõe conversas, exposições, visita orientada, filmes, leitura encenada, concerto, teatro para a infância, sendo as Mulheres o
pretexto da programação, enquanto produtoras de Conhecimento, Arte e Pensamento. Literatura, Ciência, Arquitectura, Fotografia, Música,
Ilustração, Cinema, preencherão parte do programa delineado. Será na companhia de artistas, escritoras, investigadoras, arquitectas, que ocuparemos diferentes espaços e equipamentos da cidade de Coimbra, para falar com Elas e sobre Elas, na presença de ilustres convidados, seus interlocutores. 

De 2 a 30 de Abril, vamos observar a sua arte e talento, ouvir a música e as canções por si escolhidas, recordar os seus percursos de vida, conhecer o seu trabalho científico, escutar a sua escrita ou comentar sobre ela, falar sobre a sua profissão ou debater questões para melhor compreender a história, passada e presente.
Inauguramos duas exposições: uma de ilustração, “Num milionésimo de segundo”, no Museu Nacional de Machado de Castro e outra de fotografia,“12 Mulheres, 12 Vozes”, que pode ser vista nas montras de espaços comerciais da Baixa de Coimbra. Projectamos o ciclo de cinema “Como elas cantam!”: três filmes que evocam três artistas com um trajecto singular na música, com sessões no Salão Brazil, apresentados por três personalidades. Seguimos com o ciclo de conversas: “Mulheres na Ciência”, “Mulheres Viajantes”, “10 Mulheres que marcaram a vida de Jesus” (com a Páscoa por perto) e “Mulheres na Arquitectura”, sempre na Casa da Escrita, contando com a participação de distintos convidados. Apresentamos uma leitura encenada, “Pela mão de Judite”, a partir de crónicas e contos de uma escritora extraordinária cuja obra merece ser lembrada e revisitada, na Galeria de Santa Clara e teatro para a infância, na Escola Básica de Solum Sul, contando histórias sobre portuguesas que foram “Mulheres Incríveis”. Não faltará uma visita orientada a propósito de “Três mulheres singulares: a Matrona, a Rainha e a Pintora”, no Museu Nacional de Machado de Castro e ainda a oportunidade de assistir a um espectáculo especialmente concebido para “Abril no Feminino”: o recital de Música Barroca, “Cravo(s) e outras flores”, no Seminário Maior de Coimbra. Para completar o programa e porque Abril é também mês da Liberdade, abre-se o debate depois da sessão especial com o filme “Cartas a uma Ditadura”, no Teatro da Cerca de São Bernardo, com a presença de reputados historiadores.
“Abril no Feminino” é um projecto cultural da autoria de Margarida Mendes Silva, produzido pela Cultura e Risco, Associação Cultural.
Com todo o risco. Como o homem no arame, cai…não cai? Ainda não caímos. Faça-nos companhia!"