Ouvir
Linha do Horizonte
Em Direto
Linha do Horizonte Com Miguel Freitas

Apoios

Concurso de Textos de Amor Manuel A. Pina

De 11 a 17 de Fevereiro

|

Concurso de Textos de Amor Manuel A. Pina

O Museu Nacional da Imprensa realiza de 11 a 17 de fevereiro a edição de 2019 do Concurso Nacional Textos de Amor Manuel António Pina.

Milhares de participantes aderiram já às edições anteriores, de diversos pontos do país, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, fazendo deste concurso uma referência no estímulo à emergência de novos valores literários.
Trata-se de um concurso de caráter anual e único em Portugal, organizado desde 2001, por ocasião do "Dia dos Namorados" (14 de fevereiro).
Durante uma semana o Museu acolhe os textos candidatos e apela aos visitantes para a impressão de poemas de amor, nos prelos-relíquia do Museu.
O nome do grande poeta e cronista Manuel António Pina (1943-2012), vencedor do Prémio Camões de 2011, veio reforçar, a partir de 2013, a importância do concurso.
A sessão de entrega de prémios passou a ser, desde 2016, no dia de aniversário do patrono Manuel António Pina (18 de novembro) e assim acontecerá em 2019.
Além de livros, os prémios têm sido viagens e estadias para 'pares de namorados'.

Os textos concorrentes devem ser registados num impresso próprio, disponível nas instalações do Museu e no sítio oficial (www.museudaimprensa.pt).