Ouvir
Manhã - Antena 1 (2ª Parte)
Em Direto
Manhã - Antena 1 (2ª Parte)

Apoios

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2018

Dia 18 de Abril!

|

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2018

A 18 de abril celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com o tema: Património Cultural: de geração para geração.
Há centenas de actividades à sua espera. Participe!

"O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de Abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua protecção e valorização.

Celebrando o património nacional, comemora também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.

Em 2018, o tema proposto para o DIMS pelo ICOMOS Internacional é PATRIMÓNIO CULTURAL: DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO. Este conceito assenta na própria definição de património cultural, enquanto legado de artefactos e construções físicas e atributos intangíveis de um grupo ou sociedade, herdados de gerações passadas, mantidos no presente e transmitidos para o benefício de gerações futuras. Reforçar a consciência da necessidade de preservação do património, assente no pressuposto de que é necessário conhecer para preservar e preservar para transmitir é, por isso, tarefa fundamental num presente assombrado por contradições e incertezas, em que a cultura pode constituir um capital fundamental para um futuro mais rico, mais justo e mais diverso.”
 
Consulte o programa em: www.patrimoniocultural.gov.pt