Ouvir
José Candeias
Em Direto
José Candeias

Apoios

Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus 2018

18 e 19 de maio

|

Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus 2018

A partir de 7 de Maio consulte a programação no site da DGPC

Dia Internacional dos Museus - 18 de maio

O Dia Internacional dos Museus, anualmente celebrado a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.

Neste sentido, para 2018, o ICOM propõe o seguinte tema - Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos.

Os museus, enquanto parte integrante das suas comunidades, não podem alhear-se da rede global de conexões que caracteriza a sociedade contemporânea, quer no que respeita ao modo de interpretar e apresentar os seus acervos, quer no que se refere aos meios utilizados para cativar novos públicos. A digitalização das coleções, a presença de elementos multimédia nas exposições ou o hashtag são apenas alguns dos recursos proporcionados pelas novas tecnologias.

No entanto, a hiperconectividade dos museus deve ser também entendida no sentido de estes alcançarem uma aproximação mais abrangente aos vários setores da sociedade, cada vez mais sujeita a transformações, nomeadamente com o aparecimento de novas minorias, grupos étnicos ou instituições locais.


Noite Europeia dos Museus - 19 de maio

A Noite dos Museus, é uma iniciativa criada em 2005 pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França.

Nesta ocasião, os museus portugueses organizam múltiplas atividades – espetáculos de teatro e dança, concertos, visitas guiadas e encenadas, entre muitas outras, convidando os visitantes a usufruírem, em período noturno, de uma experiência diferente e certamente enriquecedora.