Ouvir
Noticiário Nacional
Em Direto
Noticiário Nacional

Apoios

Dia Mundial do Cancro - 4 de fevereiro

A Antena1 apoia a iniciativa!

|

Dia Mundial do Cancro - 4 de fevereiro

O Dia Mundial do Cancro foi instituído a 4 de fevereiro de 2000, no âmbito do World Summit Against Cancer for the New Millenium em Paris. Desde então, comemora-se anualmente, por iniciativa da UICC (União Internacional de Controlo do Cancro), tendo como principal objetivo sensibilizar a população mundial e mobiliza-la na luta contra o cancro.


Esta data é uma iniciativa da UICC (União Internacional de Controlo do Cancro), a maior e mais antiga organização internacional que se dedica a combater o cancro. Sendo uma rede de cooperação internacional, a UICC é composta por diferentes membros e organizações, tendo representatividade e possibilidade de contribuir em discussões e encontros ao mais alto nível direcionados para políticas de saúde na área da oncologia. 

Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), fundada em 1941, é uma das mais antigas instituições no espaço europeu na luta contra o cancro. A LPCC é membro da UICC desde 1983, colaborando ativamente no desenvolvimento e implementação de políticas de saúde através de projetos nacionais e internacionais.

*****

Como forma de assinalar o Dia Mundial do Cancro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai iluminar de azul e laranja a Estátua D. José I, no Terreiro do Paço e o Palácio Nacional da Ajuda, no dia 4 de fevereiro. Estas cores refletem a campanha global “Eu Sou e Eu Vou” que será dinamizada em todo o mundo por esta altura. A 4 de fevereiro a estátua D. José I estará iluminada entre as 17h30 e as 24h00 e o Palácio Nacional da Ajuda exibirá as cores da campanha do Dia Mundial do Cancro, entre as 17h30 e as 06h00.

Sabendo-se que um em cada três cancros pode ser evitado pela redução dos riscos comportamentais, a efeméride vem reforçar a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis. A LPCC acredita ser possível reduzir em 25% as mortes prematuras por cancro, atingindo a meta global desejável. “Neste dia em que o desafio é lançado a todos e a cada um individualmente, a Liga pretende mobilizar os portugueses a tomar uma atitude mais consciente ao nível do rastreio e do diagnóstico precoce como forma de salvar vidas.” Sublinha Vitor Rodrigues, presidente da LPCC.

Sobre o cancro:

Em Portugal morrem 79 pessoas por dia, 3 pessoas por hora vítimas de cancro; *
A previsão para 2040 é de um aumento de 31% da mortalidade; *
O cancro da mama, da próstata, do colón e do pulmão são os que apresentam maior incidência; *
Em 2018, 5 milhões de casos no mundo poderiam ter sido detetados mais cedo e tratados eficazmente.**

* Segundo dados do Observatório Global de Cancro (Globocan, 2018), em 2018.
** União Internacional de Controlo do Cancro.