A viagem inicia-se a 19 de julho, em São Jorge, no local de origem de Francisco de Lacerda, com o trio composto por José Pereira, Sérgio Sousa e Nuno Abreu. No programa, as raramente ouvidas "Lições em Trio" de Francisco de Lacerda, seguido pela estreia portuguesa de "Zebra Crossing", de Vasco Mendonça, e terminando com a belíssima "Serenade" de Dohnányi, um pilar do reportório para esta formação.
A 21 de julho, na Terceira, no Jardim Duque da Terceira, o Lava Brass Quintet apresenta um programa composto por peças de Francisco de Lacerda e duas obras em estreia mundial: "Piccola Suite" de Sérgio Azevedo e "Continuum Variations" de Antero Ávila. Integram ainda a programação deste concerto obras de Luís Carvalho, Enrique Crespo e Leonard Bernstein.
A 22 de julho, na Ermida de S. António da Grota, no Monte Brasil, o trio composto especialmente para esta ocasião por Ricardo Pinheiro, Jeff Davis e Tomás Marques recria musicalmente uma viagem entre Lisboa e os Açores que culmina no nascimento de uma criança na pequena ilha do Corvo.
O mapa desta viagem musical prossegue em São Miguel, a 24 de julho, na Praça do Município, em Ponta Delgada, onde os Humorictus Ensemble, um dos grupos de madeiras portugueses mais promissores, põe em relevo a criação musical portuguesa com obras de Francisco de Lacerda, Luís Tinoco, Luís Carvalho, Darius Milhaud e Gyorgy Ligeti.
A 27 de julho, também em São Miguel, Ricardo Jacinto traz ao Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas "O Parlamento de Caríbdis IV". E a 17 de setembro, na Biblioteca Nacional, em Lisboa, o concerto de encerramento dos Encontros Sonoros Atlânticos 2022 está a cargo da Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida por Pedro Neves, e da soprano Eduarda Melo, com obras de Francisco de Lacerda e Maurice Ravel.
Este concerto é também o palco para a estreia mundial da obra vencedora do 1.º Prémio de Composição Francisco de Lacerda - um dos maiores galardões pecuniários para jovens compositores em Portugal. Nesta segunda edição dos Encontros Sonoros Atlânticos é ainda apresentado o resultado inicial de um projecto paralelo, mas intimamente relacionado com estes: o primeiro volume de uma edição crítica da música orquestral de Francisco de Lacerda - um trabalho musicológico de fôlego que vem colmatar uma lacuna antiga no tratamento do seu espólio orquestral.
Mais informações em https://franciscodelacerda.com/Encontros-Sonoros-Atlanticos.