Ouvir
Miguel Freitas
Em Direto
Miguel Freitas

Apoios

Festival A Estrada 2022

Entre a Serra de São Francisco e o mar da Costa de Santo André. De 9 a 13 de agosto.

|

Festival A Estrada 2022

Depois da muito bem-sucedida primeira edição, realizada de 8 a 12 de Setembro de 2021, que valeu ao Festival A Estrada o prémio de “Best New Festival – National Winner” nos Iberian Festival Awards, este ano a segunda edição realiza-se de 9 a 13 de Agosto, consolidando a proposta do ano passado e ambicionando chegar a novos públicos.

O conceito original e pertinente do Festival A Estrada propõe experienciar e descobrir o território entre a Aldeia de São Francisco da Serra e a praia da Costa de Santo André, no Concelho de Santiago do Cacém, ao longo da estrada municipal 544 e suas ramificações. Através de uma programação cultural multidisciplinar e itinerante, estruturada em vários palcos integrados na paisagem e no ambiente dos lugares que os acolhem, pondo em evidência o potencial da região associado ao turismo de natureza, à sua maravilhosa costa, ao binómio campo-praia, aos produtos da gastronomia local e à qualidade das suas gentes, das suas tradições e da sua cultura.

A razão da escolha da data do festival (como já era suposto ter acontecido o ano passado, o que não foi possível por causa da Covid), prende-se com a memória coletiva da Festa de São Romão, celebrada a 9 de Agosto, dia em que toda a população serrana se deslocava até à praia da Costa de Santo André para o banho anual de mar. Essa tradição, catalisadora de toda uma população em movimento, registada nos caminhos que atravessam a Serra de São Francisco até ao mar e no carácter do território e das suas gentes, encontra agora no Festival A Estrada a sua equivalência e descendência contemporânea. Ancorado nessa memória e nessa relação autêntica e genuína com o território, o Festival A Estrada é o evento catalisador do carácter cultural e paisagístico de toda uma região.

Em 2022, o Festival A Estrada volta a percorrer os seus quatro palcos, ao longo de cinco dias.

Com o Apoio Antena 1!