Ouvir
Linha do Horizonte
Em Direto
Linha do Horizonte

Apoios

Festival Eurovisão da Canção: Lisboa acolhe 62º edição

8, 10 e 12 de maio de 2018

|

Festival Eurovisão da Canção: Lisboa acolhe 62º edição

O troféu chegou pela primeira vez ao país através de Salvador Sobral, intérprete do tema que somou um total de 758 pontos no Eurovision Song Contest de 2017. Composto por Luísa Sobral, "Amar Pelos Dois" encantou a Europa e o Mundo, tornando-se o responsável pela vinda da competição internacional a Portugal.

As novidades relativas à Eurovisão em 2018 foram apresentadas na sede da RTP nesta terça-feira, dia 25 de julho. A RTP e a EBU avaliaram cinco cidades em Portugal com vista a selecionar o melhor local para acomodar um evento desta dimensão: Braga, Gondomar, Guimarães, Lisboa e Santa Maria da Feira foram discutidas tendo em conta uma análise técnica rigorosa e ponderada. Deste leque, Lisboa foi a escolhida para receber o evento que é acompanhado por cerca de 200 milhões de pessoas anualmente. Foram definidas as datas 8 e 10 de maio para as semifinais e dia 12 do mesmo mês para a grande final.

A Antena1 apoia o Eurovision Song Contest 2018, começando desde o primeiro minuto pelo RTP Festival da Canção que dará à semelhança do que aconteceu na edição passada, a liberdade total aos compositores de construirem as suas composições musicais. Será eleito um tema para representar Portugal no certame que decorre em maio de 2018.

A RTP orgulha-se de ter em Portugal o Festival Eurovisão da Canção.


Apuramento para o RTP Festival da Canção 2018

O concurso vai ser constituído por duas semifinais, que terão lugar nos dias 18 e 25 de fevereiro, nos estúdios da RTP, em Lisboa, e por uma final no Multiusos de Guimarães, a 4 de março. Em cada uma das semifinais estarão a concurso 10 canções, totalizando 20 concorrentes. De cada semifinal serão apuradas 5 canções, pelo que teremos 10 canções a disputar a final.

A RTP fará o convite a 17 compositores para que apresentem uma canção original e inédita. Tal como no Festival da Canção 2017, serão eles a definir os respetivos intérpretes. Por outro lado, o vencedor do Festival da Canção 2017 convidará um compositor nos mesmos termos dos convites lançados pela RTP.

A estes 18 juntam-se ainda dois lugares nas semifinais abertos a concurso:

  • Um deles será selecionado através do programa de rádio “Master Class” da Antena 1, dirigido a compositores e autores sem trabalhos publicados, até ao dia 15 de setembro. O júri criado para este programa escolherá o compositor, que deverá também apresentar a concurso uma canção original e inédita.
  • A última vaga nas semifinais resultará da abertura a candidaturas espontâneas de canções originais e inéditas com uma duração máxima de três minutos. E aqui poderão concorrer todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal, tenham ou não trabalhos publicados, o que inclui os portugueses que vivam fora do país, assim como os cidadãos dos PALOP ou de outras nacionalidades que residam em Portugal. A receção destas candidaturas faz-se através de maquetes enviadas por indicação de link onde possam ser escutadas, mediante inscrição do formulário disponível em: http://antena1.rtp.pt. Será constituído um júri para as avaliar, sendo o concorrente vencedor convidado a apresentá-la a concurso no Festival da Canção 2018.