Ouvir
Vozes da Lusofonia
Em Direto
Vozes da Lusofonia (Repetição)

Apoios

Jornadas Europeias do Património 2018

De 28 a 30 de setembro

|

Jornadas Europeias do Património 2018

Nos dias 28, 29 e 30 de setembro centenas de iniciativas vão animar todo o país com as Jornadas Europeias do Património 2018!

Consulte o programa em www.patrimoniocultural.gov.pt



Partilhar Memórias

Partilhar Memórias é o tema das Jornadas Europeias do Património 2018 que este ano se realizam nos dias 28, 29 e 30 de setembro em Portugal.
As Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, são o evento cultural mais amplamente celebrado e partilhado pelos cidadãos da Europa.

A natureza pan-europeia dos eventos contribui para aproximar os cidadãos e realçar a dimensão europeia e o valor do património cultural nos 50 Estados signatários da Convenção Cultural Europeia.

Mais de 70 000 eventos são organizados todos os anos com o objetivo de sensibilizar para o património comum da Europa e para a necessidade contínua da sua proteção, bem como para criar experiências partilhadas do património cultural, promover a inclusão e fomentar a criatividade e a inovação.

No Ano Europeu do Património Cultural 2018 propomos como tema das JEP a exploração da partilha de memórias, como um fator de cidadania, de dignidade e de democracia, acompanhando assim uma ideia comum a outros países.

Reavivar continuamente a memória é fundamental para que o passado não seja esquecido, pois capacita-nos para atualizar impressões ou informações, fazendo com que a história se eternize na nossa consciência e se transmita de geração para geração. E partilhá-la entre as diferentes gerações, diferentes comunidades e diferentes países contribui para a construção de um mundo mais esclarecido, mais tolerante e melhor.

O objetivo do Ano Europeu do Património Cultural 2018 e das JEP é encorajar cada vez mais pessoas a descobrir e a envolver-se com o património cultural da Europa e a reforçar um sentimento de pertença a um espaço europeu comum.

Entendendo o Património como um projeto de cidadania, a Direção-Geral do Património Cultural apela à participação do público nas múltiplas atividades promovidas pelas centenas de entidades públicas e privadas que se associam a estas Jornadas, sensibilizando para a importância do conhecimento, da proteção e da incorporação do património no nosso quotidiano.
O programa nacional de atividades expressa de forma clara, todos os anos, os princípios e os objetivos do Conselho da Europa, refletindo, de igual modo, os conceitos subjacentes aos temas escolhidos por esta Direção-Geral.

Além de visitas, encontros e exposições, há muitas outras iniciativas que podem ser exploradas e que poderão contribuir para envolver as comunidades, levando as pessoas a apreciar e preservar o nosso património como uma realidade dinâmica e voltada para o futuro. Compreender o passado, e cultivá-lo, permite-nos preparar e desenhar o futuro.