Ouvir
José Candeias
Em Direto
José Candeias

Apoios

Júlio Pereira e A.C.Museu Cavaquinho - "Cavaquinhos.pt"

Edição a 13 de Maio

|

Júlio Pereira e A.C.Museu Cavaquinho - Cavaquinhos.pt

JÚLIO PEREIRA E A ASSOCIAÇÃO CULTURAL MUSEU CAVAQUINHO APRESENTAM O CD “CAVAQUINHOS.PT”
Disco "A Arvore da Música"

Há muito que é sabida e reconhecida a grande paixão e aturada pesquisa que Júlio Pereira tem vindo a dedicar a esse instrumento tão peculiar que é o cavaquinho.

Assim, no próximo dia 13 de Maio, a Associação Cultural Museu Cavaquinho, fundada por este músico e compositor, lança o CD “Cavaquinhos.pt”, o primeiro disco colectivo de originais por tocadores de Cavaquinho e Braguinha editado em Portugal

“Atenta à diversidade dos pequenos cordofones de mão praticados em Portugal, a Associação Cultural Museu Cavaquinho decidiu produzir este CD colectivo de originais, lançando um desafio a músicos que se destacam na execução da braguinha madeirense e do cavaquinho urbano continental, para além do chamado “minhoto”. Pela primeira vez podemos apreciar numa mesma obra, um espectro tímbrico muito completo dos pequenos tetracórdios de mão portugueses. Igualmente pioneira é a inclusão nesta compilação de exemplos do cavaquinho urbano tornado popular durante o século XIX no continente, e que agora se estreia com novas composições”.

A Associação Cultural Museu Cavaquinho foi constituída em 2013 e tem como fim documentar, preservar e promover a história e a prática do cavaquinho. Promover os músicos e o seu trabalho faz parte integrante da sua missão.

O CD “Cavaquinhos.pt” é a terceira edição discográfica da Associação Cultural e Museu Cavaquinho. Depois de “Cavaquinho Cantado” de Daniel Pereira Cristo (2017) que obteve o Prémio “Carlos Paredes” e “O Cavaquinho do Amadeu” de Amadeu Magalhães (2015). Paralelamente Júlio Pereira, Presidente da ACMC, também gravou dois discos totalmente dedicados a este instrumento: “Cavaquinho.pt” (2013) e “Praça do Comércio” (2017) onde recebeu dois prémios: “Prémio SPA” e “Prémio José Afonso”.

Músicos: Júlio Pereira, Luis Peixoto, Pedro João/Palankalama, Carlos Baptista, Daniel Pereira Cristo, Roberto Moritz/Quarteto Moritz, Paulo Bastos, João Frazão, Renaldo Marques, Paulo Esteireiro, João Vila, Sérgio Mirra e Hélder Costa

Localidade dos Músicos

  • Distrito de Lisboa: Júlio Pereira
  • Distrito do Porto: Pedro João
  • Distrito de Coimbra: Carlos Batista, João Vila, Paulo Bastos, Luís Peixoto
  • Distrito de Braga: Daniel Pereira, Renaldo Marques, Hélder Costa, Sérgio Mirra,
  • Distrito do Funchal: Roberto Moritz, Paulo Esteireiro,
  • Distrito de Leiria: João Frazão