Ouvir
Costa a Costa
Em Direto
Costa a Costa Com Pedro Costa e José Paulo Alcobia

Apoios

"Mulherzinhas" no Cinema São Jorge

De 26 a 30 de dezembro com o Apoio Antena1!

|

Mulherzinhas no Cinema São Jorge

"Mulherzinhas" é considerado um dos primeiros romances realistas escrito para adolescentes. Este clássico da literatura juvenil é baseado na vida da própria autora, Louisa May Alcott, e conta a história de quatro irmãs que vivem nos Estados Unidos da América durante o período da Guerra Civil Americana. 

"Mulherzinhas" começa na véspera de Natal com as quatro irmãs – Meg, Jo, Beth e Amy - sentadas na sala de estar a lamentarem a sua pobreza, até a chegada da mãe a casa com uma carta do pai, ausente em guerra. A carta inspira-as a suportarem as suas dificuldades com mais alegria e a não se queixarem tanto. A partir daqui o espetáculo desenvolve-se no microcosmos familiar da casa onde vivem, havendo uma sequência de episódios que vão produzindo diversas morais – desde a disputa pela atenção de Laurie, o vizinho do lado, a simples desobediências. 

Ao longo da obra assistimos ao crescimento destas personagens, onde vão aprendendo que cada episódio das suas vidas torna-as diferentes umas das outras e que nada volta a ser como o dia anterior. Apesar dos factos relatados terem cerca de 150 anos, em tudo são atuais. Como todos os contos de Natal, a obra termina com a família reunida e cada uma das irmãs grata e felizes umas com as outras. Com momentos musicais, coreografias, e sorrisos, Mulherzinhas promete ser um espetáculo para toda a família, com esperança de um amanhã melhor, ideal para a época natalícia.

*****

FICHA TÉCNICA

  • Co-produção: Grupo de Teatro Infantil Animarte e Cinema São Jorge-EGEAC, E. M.
  • Encenação: Sofia Espírito Santo
  • Coreografias: Paula Careto Elenco: Beatriz Coelho, Diogo Almeida, Francisco Monteiro, Inês Conde, Leonor Baioneta, Madalena Cabral, Madalena Doutel, Matilde Serrador, Matita Ferreira e participação especial de Beatriz Monteiro.