Ouvir
Programa da Manhã
Em Direto
Programa da Manhã Com António Macedo

Apoios

"O Jardim das Delícias" no CCB

Dias 18 e 19 de Maio

|

O Jardim das Delícias no CCB

© SYLVIE ANNPARÉ

Nos dias 18 e 19 de maioCCB apresenta a mais recente obra da coreógrafa canadiana Marie Chouinard
A partir do quadro O Jardim das Delícias, do pintor Hieronymus Bosch, Marie Chouinard cria uma leitura virtuosa da pintura, em que a história da humanidade parece atravessar os corpos dos bailarinos. 

Um espetáculo a não perder no Grande Auditório do CCB.


Após um longo percurso iniciado em 1978, em que se dedicou à criação de peças a solo, Marie Chouinard funda, em 1990, a sua companhia. 
Logo no seu primeiro trabalho, Les Trous du Ciel, de 1991, e no seguinte, de 1993, The Rite of Spring, com música de Stravinski, ficam expostas as preocupações, os interesses e as experiências que irão marcar uma linguagem muito pessoal. Nesta, a representação do corpo humano vai ganhando múltiplas dimensões na sua relação com a dinâmica do gesto, recorrendo ao vídeo, à voz, à poesia visual, a próteses (como em Body-remix / Goldberg-variations, de 2005), à manipulação em tempo real de som e imagem. 
Chouinard lança mão destas experiências artísticas como hipóteses de descoberta do «paradoxo da vida, na qual a beleza e a violência podem ocorrer ao mesmo tempo». Nesta peça a partir do Jardim das Delícias, de Bosch, Chouinard procede a uma leitura virtuosa da pintura, em que a história da humanidade parece atravessar os corpos dos bailarinos, pondo em evidência o limite da representação figurativa nos movimentos coreográficos.