Ouvir
Tarde - Antena 1
Em Direto
Tarde - Antena 1 Catarina Miranda

Apoios

Os Apontamentos de Trigorin no Comuna Teatro Pesquisa

De 25 de outubro a 16 de dezembro

|

Os Apontamentos de Trigorin no Comuna Teatro Pesquisa

A adaptação de Tennessee Williams do clássico de Tchekhov, "A Gaivota", traz à cena a história de Constantine, jovem escritor sensível, cuja busca pelo amor, arte e aceitação é maior do que a própria vida.

O jovem dramaturgo, Constantine, estreia sua nova peça na propriedade dos seus tios perante familiares, amigos e Nina, a jovem atriz por quem ele nutre profundos sentimentos. A mãe de Constantine, a famosa atriz Madame Arakadina, que tenta suprimir os seus verdadeiros sentimentos pela contribuição do seu filho ao teatro, diz a todos que abomina o trabalho de Constantine. Constantine amargurado com a sua vida e a sua arte, continua a amar Nina, embora esta só tenha olhos para o companheiro de Arakadina, o escritor, Trigorin. O desprezo e o ciúme acabam por dominar Constantine visto que Trigorin se torna cada vez mais desejado, tanto por Nina como por Arakadina.

Os Apontamentos de Trigorin é a realização do sonho da vida de Tennessee Williams de interpretar "A Gaivota", que ele chamava «a primeira e maior peça moderna».



Aos vinte e quatro anos, Tennessee Williams descobriu Tchekov e sentiu uma afinidade imediata com a arte e a vida Russa. Ambos os dramaturgos gravitavam para explorações psicologicamente precisas e cheias de compaixão por vidas torturadas e das frustrações de grupos de personagens com laços muito próximos; ambos misturavam a comédia e a tragédia da vida diária com intensidade lírica.

A viagem de Tennessee Williams desde a sua primeira leitura d’ A Gaivota de Tchekov até á sua adaptação dessa peça como Os Apontamentos de Trigorin espelhava a sua própria vida criativa. Cedo na sua vida, Williams pensou em dirigir A Gaivota e, durante anos, várias vezes voltava á peça e a sua empatia gradualmente foi mudando de Constantine, o jovem experimentador, para Trigorin, o autor mundano. Williams, na sua busca pelo sucesso, também fez compromissos. Perto do fim da sua vida, Williams realizou o seu sonho de interpretar A Gaivota quando a Universidade de British Columbia patrocinou uma produção na Vancouver Playhouse em 1981. Esta versão, Os Apontamentos de Trigorin, trouxe os conflitos escondidos de Tchekov à superfície , mas não correspondeu às expectativas de Williams, e ele ainda estava a fazer revisões da peça quando morreu em 1983. Só em 1996, em celebração do 100º aniversário da primeira representação d’ A Gaivota é que a Cincinnati Playhouse pôs em cena Os Apontamentos de Trigorin tal como Williams a tinha imaginado.

Com o Apoio da Antena1!