Ouvir
Encontros Imediatos
Em Direto
Encontros Imediatos

Apoios

Segue-me à Capela em Coimbra

Dia 14 de Dezembro no Teatro da cerca de S. Bernardo

|

Segue-me à Capela em Coimbra

20 anos de música celebrados ao vivo numa apresentação única em Coimbra, as Segue-me à Capela estão de parabéns e sobem a palco, dia 14 de Dezembro (Sábado), para uma apresentação cheia de convidados como contaram a Ana Sofia Carvalheda...





Segue-me à Capela

"O grupo Segue-me à Capela trabalha uma perspetiva da música tradicional portuguesa construída a partir da voz. E se por voz se pretende dizer canto, pretende-se, também, que a voz seja o instrumento de construção de ambientes sonoros do trabalho, da romaria, da folia.
O repertório é constituído por cantares tradicionais recolhidos por Michel Giacometti, José Alberto Sardinha e GEFAC. Reproduzem-se os arranjos vocais registados nas recolhas – umas vezes. Outras vezes esses arranjos são acrescentados das linhas melódicas, das harmonias que a herança musical não enjeita.
Os instrumentos do grupo são as vozes. Foi precisamente o fascínio pelo mais ancestral instrumento musical que motivou o surgimento deste projeto de recriação da música tradicional portuguesa. Os instrumentos – sobretudo de percussão - e os elementos cénicos utilizados nos espetáculos servem o papel condutor da voz, reforçando os climas gerados a partir do canto.
Todos os instrumentos de percussão utilizados pertencem à cultura popular portuguesa, assumindo especial protagonismo o adufe, instrumento tradicional feminino da Beira Baixa."