Ouvir
Grandes Adeptos
Em Direto
Grandes Adeptos Com Tiago Alves

Apoios

"TRATAR O CANCRO POR TU"

De 27/01 a 31/03 | Ciclo de sessões sobre literacia de cancro

|

TRATAR O CANCRO POR TU

As conferências, que são apresentadas pelos jornalistas Tiago Alves e Miguel Soares, serão semanalmente projectadas numa conversa conduzida por Filomena Crespo e ficarão posteriormente disponiveis na RTPPlay da Antena 1.

3ª feira, 01 de Fevereiro, às 16h20 Filomena Crespo conversa em directo com Filipe Morato Gomes, blogger e autor de um vídeo sobre o cancro da mama que é apresentado nas conferências

Os interessados em participar podem desde já inscrever-se utilizando este e-mail: tratarocancroportu@gmail.com

**********
Calendário das sessões:

Numa altura em que um em cada cinco doentes oncológicos viu o seu tratamento ser atrasado por causa da pandemia e cerca de 100 milhões de rastreios foram cancelados em toda a Europa, o Ipatimup vai avançar com um ciclo de sessões sobre literacia de cancro, designado “Tratar o cancro por tu”. A primeira realiza-se já no dia 27 de janeiro, no Porto, e será sobre cancro do pulmão. O Ipatimup considera urgente reintroduzir o tema do cancro na discussão pública e criar oportunidades para ouvir os especialistas sobre os avanços médicos e científicos do tratamento de uma doença que ainda mata mais de 28 mil portugueses por ano.
Com a iniciativa “Tratar o cancro por tu”, o Ipatimup salta os muros da ciência para ir ao encontro da população em seis municípios: Porto, Braga, Coimbra, Lisboa, Vila Real e Évora. Em cada uma das seis sessões, será abordado um cancro diferente - pulmão, mama, leucemias e linfomas, cólon, próstata e pele - e em cada uma dessas sessões irão participar alguns dos melhores especialistas em diferentes áreas médicas e cirúrgicas. O objetivo é sempre o mesmo: discutir as terapias mais recentes no combate ao cancro, simplificar conceitos, alertar para a necessidade do diagnóstico precoce, e colocar os doentes no centro da discussão.

Com estas sessões, explica Manuel Sobrinho Simões, diretor do Ipatimup, pretende-se «chegar às pessoas e contribuir para a literacia no cancro, procurando também humanizar a forma como olhamos para esta doença e compreendê-la num sentido mais amplo». Por vezes, reconhece, «a ciência tem uma linguagem demasiado hermética e técnica, pelo que é preciso aproximarmo-nos das pessoas e simplificar as explicações sobre as várias abordagens da terapia”.

A iniciativa decorrerá de janeiro a março de 2022, com uma periodicidade quinzenal, num formato que não se restringe apenas à medicina e à ciência. As sessões incluem, por exemplo, uma performance especial de Pedro Abrunhosa, textos criados especialmente para o evento por Mário de Carvalho e Afonso Reis Cabral, um depoimento em vídeo da diretora da Agência Internacional de Investigação em Cancro, Elisabete Weiderpass, e testemunhos e imagens captados por Kitato (instagrammer), Filipe Morato Gomes (blog de viagens «Alma de Viajante»), Luísa Pinto (jornalista) e Rui Barbosa Batista (escritor de viagens e blogger).

Tratar o cancro por tu estará ao alcance de todos. Cada sessão dará origem a um podcast que estará disponível nas principais plataformas de streaming, alargando a abrangência da iniciativa. A mobilização mediática para estes eventos será complementada por um trabalho de divulgação feito por bloggers, jornalistas e instagrammers, que estão já no terreno a recolher testemunhos e observações focados na humanização e superação do cancro.