Ouvir
Especial Desporto - Liga dos Campeões
Em Direto
Especial Desporto - Liga dos Campeões FCPorto - Olimpiakos

Concertos

15.ª Edição do Estarrejazz – Festival de Jazz de Estarreja

De 2 a 10 de Outubro

|

15.ª Edição do Estarrejazz – Festival de Jazz de Estarreja


O Estarrejazz marca, mais uma vez, o início da época outonal no Cine-Teatro de Estarreja, com destaque para o convidado especial Camané, em palco com o trio de Paulo Bandeira (9 de outubro) um dos quatro grandes concertos deste festival, que arranca já esta sexta-feira, dia 2 de outubro.
Mas na abertura desta 15.ª edição do festival, dois “nomes sagrados” do panorama jazzístico nacional, Carlos Barretto, contrabaixo, e Alexandre Frazão, bateria, juntam-se ao pianista Rui Caetano, para apresentar o último disco deste, “Output”, num concerto de abordagens e estilos variados, prometedor, que acontece esta sexta-feira, dia 2 de outubro, às 21h30.
O dia seguinte, sábado, 3 de outubro, tem o toque ibérico, com o quarteto do percussionista rítmico Iván Sanjuán, do país vizinho, numa viagem pelo jazz contemporâneo, o bop e a música africana, com Joaquín de la Montaña, saxofone, Pedro Calero, piano, e Enrique Tejado, contrabaixo, como companheiros de percurso.
No dia 9, sexta-feira, o baterista estarrejense Paulo Bandeira faz-se acompanhar pelos incontornáveis João Paulo Esteves da Silva, piano, e Nelson Cascais, contrabaixo. Triângulo de luxo, para uma voz do mundo, Camané, que extravasa a sua praia, o Fado, para os extensos areais da música.
Encerra, mais uma vez, com chave de ouro o Estarrejazz. A Orquestra de Jazz de Estarreja vai acumulando convidados de luxo ao longo destas edições: Kiko Pereira, é o senhor que se segue. Cantor, letrista e produtor, com créditos firmados no jazz português, estende a sua atividade à docência no Conservatório de Música do Porto e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, tendo sido “vocal coach” em vários programas como a Operação Triunfo, The Voice Portugal e La Banda.
Todos os concertos começam às 21h30.


Programa

02 OUT 21H30
RUI CAETANO TRIO
GÉNERO JAZZ | 75 MIN | M/6

Com o primeiro registo gravado em 2008, “Reflexos”, o trio evoluiu para um novo registo em 2010, “Invisível”, dois discos de música original do pianista Rui Caetano, que apresentou em diversos contextos nacionais. Após um longo período de espera, surge agora o terceiro disco do trio, “Output”, com Carlos Barretto, no contrabaixo, e Alexandre Frazão, na bateria, onde mais uma vez se visita o universo de composições originais que se traduzem num conjunto de abordagens e estilos variados, expressando e despertando diferentes emoções.

Rui Caetano piano, Carlos Barretto contrabaixo, Alexandre Frazão bateria

03 OUT 21H30
IVÁN SANJUÁN QUARTETO
GÉNERO JAZZ | 75 MIN | M/6

O percussionista rítmico Iván Sanjuán apresenta o seu primeiro trabalho discográfico de originais carregado de diferentes influências expressando as suas ideias artísticas e a sua visão pessoal na abordagem do jazz atual. Nas palavras do músico espanhol, “Friendship” é um disco em que cada “composição é dedicada a momentos, lugares e pessoas que de algum modo marcaram a minha vida, ou seja, é um disco muito pessoal.” Os 8 temas que compõem este trabalho são uma viagem entre o jazz contemporâneo, o bop e a música africana, géneros que sempre acompanharam o percurso profissional de Iván Sanjuán.

Iván Sanjuán bateria, Joaquín de la Montaña saxofone, Pedro Calero piano, Enrique Tejado contrabaixo

09 OUT 21H30
PAULO BANDEIRA TRIO CONVIDA CAMANÉ
GÉNERO JAZZ/FADO | 75 MIN | M/6

"... O projeto do baterista Paulo Bandeira regressou ao seu formato inicial, o trio, com o piano de João Paulo Esteves da Silva e Nelson Cascais no contrabaixo, neste concerto. Avançou com o intuito de abraçar mais claramente a estética Europeia do jazz e particularmente do jazz Ibérico com todos os seus universos melódicos, harmónicos e rítmicos tão ricos e diversificados que vivem em temas originais, tanto dos músicos do trio, como nalguns temas de outros compositores. Na evolução da procura para estas estéticas para este concerto o trio convidou o cantor Camané, onde serão interpretados temas do seu repertório, com arranjos do trio."

Paulo Bandeira bateria, João Paulo Esteves da Silva piano, Nelson Cascais contrabaixo, Camané artista convidado, voz

10 OUT 21H30
ORQUESTRA DE JAZZ DE ESTARREJA CONVIDA KIKO PEREIRA
GÉNERO JAZZ | 75 MIN | M/6

A Orquestra de Jazz de Estarreja, tem assumido nas últimas edições do Estarrejazz, o encerramento do Festival, com o convite a grandes nomes do jazz nacional e internacional, para dividirem palco, numa fruição de novas valências para os intervenientes e público afeto, bem como novos ouvintes que tem vindo a descobrir esta área musical. Este ano, o décimo quinto, o convidado, Kiko Pereira, é um cantor, letrista e produtor com créditos firmados no jazz português. Natural de Newark, New jersey, tem uma carreira de mais de 30 anos dedicados à música e ao ensino, como docente no Conservatório de Música do Porto e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, tendo sido “vocal coach” em vários programas como a Operação Triunfo, The Voice Portugal e La Banda.
Kiko Pereira voz, Carlos Azevedo piano e condução de orquestra