Ouvir
Tarde - Antena 1
Em Direto
Tarde - Antena 1 Filomena Crespo

Concertos

25ª Edição do Festival de Jazz de Valado dos Frades

De 30 de Abril a 28 de Maio

|

25ª Edição do Festival de Jazz de Valado dos Frades


Festival de Jazz de Valado dos Frades

Este Festival nasce numa colectividade, Biblioteca Instrução e Recreio, que foi fundada para combater o analfabetismo na população rural, em 1933, sendo pioneiro na divulgação do jazz na região centro!
O jazz começa em Valado dos Frades há cerca de 33 anos, com a realização de concertos pontuais integrados em outras iniciativas que a colectividade ia desenvolvendo, como, Comemorações dos Aniversários, Festas de Verão, etc.
Em 1992, realiza o primeiro Festival, apenas com dois concertos, a segunda edição aparece em 1999 e desde aí é organizado sem interrupções até ao 22º no ano transacto.
Dos jazzistas nacionais que hoje são reconhecidos, poderíamos dizer que já "todos tocaram" no Valado ao longo dos anos, a maioria antes de terem o estatuto que têm hoje!
Com Direção Artística do Maestro Adelino Mota, é organizado por um grupo de 15 voluntários, apaixonados por jazz e que teimam em "pôr o nome da sua terra no mapa". Muitas histórias já há para contar, algumas delas contadas em livro, pelo amigo e jornalista Mário Galego, em 2004 e uma reedição com mais histórias em 2013, também disponível em E-Book.
Prova do reconhecimento da sua importância cultural é o facto de ser apoiado pela Direção Geral das Artes e organismos que a antecederam desde a 3ª Edição, sempre através dos respectivos concursos, sendo-lhe mais uma vez atribuído o apoio para o Quadriénio de 2018 a 2021.
Desde 2017 que abriu algumas atividades à Nazaré, nomeadamente na comemoração do Dia Internacional do Jazz e também com um concerto ao ar livre.

Consulte aqui a programação deste ano.