Ouvir
Manhã - Antena 1 (2ª Parte)
Em Direto
Manhã - Antena 1 (2ª Parte)

Concertos

25º Festival Internacional de Jazz de Loulé

Dias 25, 26, 27 e 28 de julho

|

25º Festival Internacional de Jazz de Loulé

O Festival Internacional de Jazz de Loulé irá em 2019 cumprir a sua 25ª edição, somando um quarto de século, atraindo à cidade de Loulé alguns dos maiores nomes do Jazz internacional e nacional. Para a 25ª edição o Festival irá regressar à Cerca do Convento Espírito Santo, nos dias 25, 26, 27 e 28 de julho. O Festival de Jazz de Loulé é uma organização da Casa da Cultura de Loulé que conta com a parceria e Alto Patrocínio do Município de Loulé.

Mais uma vez sob a direção artística de Mário Laginha, o festival apresenta talvez o programa mais Americano de sempre, com músicos / bandas provenientes da América do Sul e também da América do norte. É um cartaz ambicioso, que conjuga sons e músicos com percursos bastante distintos.

Mário Laginha conversa com José Carlos Trindade:



****

Origem do Festival Internacional de Jazz de Loulé

Quando, em Julho de 1995, o Festival de Jazz de Loulé deu os seus primeiros passos, naturalmente de forma tímida e exploratória, todas as pessoas envolvidas na sua organização estariam bem longe de imaginar a dimensão que este evento cultural teria ao atingir a sua 24º edição.

Cremos que, ao longo destes anos, o festival tem permitido ao grande público o privilégio do contato direto com alguns dos nomes maiores do jazz nacional e internacional. Acreditamos igualmente, sem qualquer pretensão a sermos considerados pioneiros ou únicos, que este acontecimento tem encorajado outras pessoas e organizações na sua militância pela divulgação da música de jazz, um pouco por toda a região algarvia.

Poderemos olhar para trás e rememorar alguns dos seus pontos altos. Assim, de entre os músicos que nos visitaram, não podemos esquecer, entre outras, figuras como Kenny Wheeler, Norma Winstone, Ray Brown, Monty Alexander, Dave Douglas, Birelli Lagrene, Dewey Redman, John Nuggent, Dave Weckl, Kirk Lightsey, Ahmad Jamal, Peter King, Franco Ambrosetti, Louis Sclavis, Henry Texier, Aldo Romano, Anne Ducros, Pat Metheny, Brad Mehldau, Chick Corea Gilad Atzmon, a Orchestre National de Jazz de France, Florin Nicolescu ou Johnny Griffin. De entre os portugueses, destacamos as presenças de Zé Eduardo, Carlos Bica, Carlos Barretto, Irmãos Moreira, Mário Barreiros, Pedro Guedes, Bernardo Sassetti, Mário Delgado ou das big bands Jazz na Filarmónica e Orquestra de Jazz de Matosinhos.

A direção artística do Festival foi assegurada nos primeiros anos por José Eduardo e mais tarde por Manuel Soares. Atualmente e desde 2011 a função de diretor artístico é desempenhada, por um dos ícones da música portuguesa Mário Laginha, conhecedor profundo do panorama musical a nível nacional e internacional.
O Festival Internacional de Jazz de Loulé nasceu com o objetivo de promover o jazz entre a comunidade Algarvia, e também para inserir este estilo musical na programação cultural de verão, de forma a diversificar a oferta aos turistas que visitam a região. Ao surgir o Festival veio suprimir a inexistência de eventos ou espaços musicais dedicados ao Jazz, tentando desmistificar a ideia pré concebida do Jazz enquanto estilo musical unicamente para elites.

Com o Apoio da Antena 1!