Ouvir
Musical Antena 1
Em Direto
Musical Antena 1

Concertos

Concerto A1: Ricardo Ribeiro

|

Concerto A1: Ricardo Ribeiro
Ricardo Ribeiro no CCB dia 14 de Dezembro às 21h.



A partir das nove da noite, faz-se silêncio .
Ricardo Ribeiro sobe ao palco do Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, para partilhar o seu coração cheio de fado....
Oiça a peça de Ana Sofia Carvalhêda.

****

Ricardo Ribeiro
nasceu em Lisboa e estreou-se em público aos 12 anos na Académica da Ajuda, bairro onde cresceu,  acompanhado pelo guitarrista Carlos Gonçalves e o violista José Inácio que viriam a tornar-se uma das grandes referências do seu percurso. 14 Dez 2010 - 21:00

Desde cedo apresenta-se em casas de fado como os "Ferreiras", partilhando os serões de Fado ao lado do seu grande mestre Fernando Maurício e de Adelino dos Santos.
Mais tarde integra o elenco do restaurante típico "NóNó" no Bairro Alto, casa que lhe abriu as portas para os míticos "Faia" e "Luso".
Tem representado Portugal em várias ocasiões, destacando-se a sua presença em 2001 a convite do Ministério da Cultura Francês, no festival em ALU na Casa de Maria Casares (sul de França).
Participou no disco de tributo a Amália Rodrigues pela editora World Connection e é também em 2004 que lança o seu primeiro trabalho discográfico -  "Ricardo Ribeiro" é editado pela CNM (Colecção Antologia).

Profissionalmente tem colaborado em projectos de alguns dos nomes maiores da música portuguesa - casos de João Gil, Rão Kyao ou Pedro Jóia.
Em 2005 a convite do encenador Ricardo Pais, faz parte do espectáculo "Cabelo Branco é Saudade" no Teatro Nacional de São João ao lado de Celeste Rodrigues, Argentina Santos e Alcindo de Carvalho. Espectáculo este que é ainda apresentado em algumas das mais importantes salas da Europa: Cité de la Music (Paris), Teatro de la Abadia (Madrid) Opera de Frankfurt, Teatro Mercandante (Nápoles) ou Casa da Música (Porto).
Fez parte ainda do elenco do filme "Fados" do realizador Carlos Saura ("Flamenco" e "Tangos").

Mas é com Rabih Abou-Khalil que desperta a atenção da crítica internacional. "Em Português" o trabalho do libanês, assenta em reportório totalmente interpretado na nossa língua e valeu rasgados elogios à interpretação de Ricardo Ribeiro. Em 2008 grava com o Alaudista/ Compositor para a editora Enja Records, colaborando com músicos como Jarrod Cagwin (bateria), Luciano Biondini (acordeão), Michel Godard (tuba, serpente, baixo eléctrico). "Em Português" é composto por música de autoria de Rabih Abou-Khalil para poemas de Mário Rainho, Silva Tavares, José Luís Gordo, Tiago Torres da Silva, Rui Manuel e António Rocha.
 "Em Português" foi eleito um dos 10 melhores álbuns "Top of the World" da revista britânica "Songlines" que se refere a Ricardo Ribeiro como "...the rising star of Lisbon
Fado".

Actua regularmente nas Casas de Fado de Lisboa. Podemos encontrá-lo no Marquês da Sé ou na Mesa de Frades em Alfama.

O aguardado novo disco, "Porta do Coração", foi editado a 19 de Abril de 2010.


PRÉMIOS
Em 1996 fica em 2º lugar na Grande Noite do Fado de Lisboa, merecendo o 1º lugar nos anos seguintes (1997 e 1998).
Em 2005 Recebe da Fundação Amália Rodrigues o prémio Revelação Masculina e participa cantando dois temas no filme "Rio Turvo" de Edgar Pêra ao lado de Teresa Salgueiro e Nuno Melo.
Em 2006 recebe da Casa da Imprensa o Prémio Revelação.