Ouvir
José Candeias
Em Direto
José Candeias

Concertos

Festival CriaSons

|

Festival CriaSons
Inaugurado em 2011, o Festival CriaSons é o mais importante festival dedicado às tendências da música portuguesa contemporânea com encomenda de obras inéditas a conhecidos compositores, assim como a novos nomes da música erudita nacional.

Concertos com Programas inéditos de:
    ANTÓNIO VICTORINO D'ALMEIDA, MÁRIO LAGINHA, CARLOS AZEVEDO, PEDRO CALDEIRA CABRAL E TIAGO DERRIÇA

    1º concerto - 12 NOV - 18h30 "As Suites Teatrais" de António Victorino d'Almeida
    2º concerto - 03 DEZ - Mário Laginha
    3º concerto - 21 JAN '21 - Carlos Azevedo
    4º concerto - 9 FEV '21 - Tiago Derriça
    5º concerto - 4 MAR '21 - Pedro Caldeira Cabral

Está de regresso o Festival Criasons, um dos principais eventos nacionais cuja missão é promover e divulgar amplamente a música erudita, com particular incidência na criação contemporânea produzida em Portugal.

Seguindo a fórmula de sucesso das edições anteriores, o festival apresenta programas inéditos de compositores consagrados e de novos nomes da composição escolhidos por concurso.

Nesta 3ª edição, caracterizada por cruzamentos e interacções estéticas e artísticas, os compositores residentes convidados que assinam os cinco Programas inéditos são:

À parte das obras que reflectem os interesses e influências pessoais e históricas de cada compositor residente, cada programa inclui ainda cinco novas obras criadas pelos compositores emergentes escolhidos em concurso, Vítor Castro, João Fonseca e Costa, Daniel Davis, Francisco Fontes, Luís Salgueiro. Cada obra inédita resulta do trabalho feito entre os compositores consagrados e os emergentes.

Com direcção artística do maestro Brian MacKay, o Festival Criasons é nesta edição acolhido pelo ""Teatro Nacional de São Carlos"" onde, de Novembro deste ano a Março do próximo ano, vão estrear os cinco concertos que depois irão percorrer várias cidades nacionais , chegando também a Madrid.

Concebido e organizado pela ​Musicamera Produções, o Criasons reuniu até hoje, não só a participação de três dos mais prestigiados agrupamentos da música de câmara nacional – Opus Ensemble, Duo Contracello e Quarteto Lopes-Graça -, como estreou obras de nomes como Alejandro Erlich Oliva, Alexandre Delgado, Amílcar Vasques Dias, Eurico Carrapatoso, Cândido Lima, Fernando Lapa, Anne Victorino d’Almeida, César Viana, Edward d'Abreu, Tiago Derriça, Miguel Jesus, Camila Menino, Samuel Pascoal ou Hugo Reis, levando a criação musical contemporânea portuguesa a palcos por todo o país e estrangeiro.