Ouvir
Linha do Horizonte
Em Direto
Linha do Horizonte Com José Carlos Trindade

Concertos

Festival de Jazz de Valado dos Frades

|

Festival de Jazz de Valado dos Frades

O Festival

"Este Festival nasce numa colectividade que foi fundada para combater o analfabetismo na  população rural, em 1933, sendo pioneiro na divulgação do jazz na região centro!
É um Festival apenas dedicado ao Jazz português.
Por ele já passaram alguns músicos internacionais, mas os líderes sempre são portugueses.
Dos jazzistas nacionais que hoje são reconhecidos já "todos tocaram" no Valado ao longo dos anos, a maioria antes de terem o estatuto que têm hoje!
Organizado por um grupo de 14 voluntários apaixonados por jazz e que teimam em "pôr o nome da  sua terra no mapa", muitas histórias já há para contar, algumas delas contadas em livro, pelo amigo e jornalista Mário Galego, em 2004 e uma reedição com mais histórias em 2013.
Prova do reconhecimento da sua importância cultural é o facto de ser apoiado pela Direcção Geral  das Artes e organismos que a antecederam desde a 3ª Edição, sempre através dos respectivos concursos.

Conta ainda com o apoio do Município da Nazaré, na edição anterior contou ainda com o apoio da Antena 1."



Clique na imagem para mais informação


A 20ª Edição

Elementos distintivos da Programação de 2017

"Mantendo os Objectivos Artísticos ímpares deste Festival, vamos continuar a valorizar os músicos nacionais e a diversidade dentro do jazz português.
Nesta edição, dada a proximidade das datas, o Festival começa no Dia Internacional do Jazz, a 30 de Abril, e pela primeira vez com actividades na Nazaré, capital do nosso concelho.
Haverá animação de rua com um grupo de dixieland durante a tarde e um concerto, à noite, no Cine-Teatro da Nazaré, um Tributo a Frank Sinatra, com a Big Band do Município da Nazaré e o cantor convidado Carlos Alberto Moniz.
Através da parceria com o Prémio Jovens Músicos da Antena 2, um concerto com o grupo vencedor na categoria Combo de Jazz, os Home, liderados pelo genial João Barradas.
Ainda mais 5 concertos, na Sala da BIR, com a participação de grandes nomes do jazz nacional, como: Maria João, Sérgio Carolino, Michael Lauren, Carlos Barretto, Hugo Alves, Jeffery Davis, Mário Delgado, João Paulo Esteves da Silva, José Salgueiro, Demian Cabaud, entre outros.
Dar a oportunidade da participação num festival aos jovens, destacando todos os elementos dos HOME, ainda João Silva, jovem violinista português a viver em Barcelona que trará músicos de Espanha para o concerto.
Ainda em parceria com a Associação Sons da Lusofonia, um concerto com o grupo vencedor do 2º Prémio Bernardo Sassetti, que fará um concerto com entrada livre, destinado a motivar novos públicos."


Director Artístico
Adelino Mota