Ouvir
Tarde - Antena 1
Em Direto
Tarde - Antena 1 Noémia Gonçalves

Concertos

Gaiteiros de Lisboa no Teatro Maria Matos

31 de Maio

|

Gaiteiros de Lisboa no Teatro Maria Matos

Gaiteiros de Lisboa - dia 31 de maio no Teatro Maria Matos. Um concerto de carreira que passa pelos momentos mais importantes da discografia da banda, assim como pela banda sonora do filme de animação “Os Demónios do Meu Avô”

Os Gaiteiros de Lisboa têm fortes ligações a importante parte da história da música portuguesa tendo tocado com gente tão diversa quanto José Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho, Fausto ou ainda Trovante e Sétima Legião. Quando surgiram com o hoje clássico Invasões Barbaras, em 1995, os Gaiteiros de Lisboa revolucionaram a música popular portuguesa, respeitando as raízes, mas ousando olhar para o futuro.

Desde então editaram uma série de trabalhos muito aplaudidos pela crítica especializada: Bocas do Inferno (1997), Macaréu (2002), Sátiro (2005), Avis Rara (2012) e Bestiário (2019) conquistaram sempre lugares de destaque nas listas de melhores trabalhos dos seus respetivos anos, sinal de um grau de qualidade elevado que atravessa toda a sua obra. E é exatamente esse o ponto de partida para o novo espetáculo, um périplo criativo por alguns dos mais marcantes momentos de uma obra que se estende para lá da discografia oficial - Os Demónios do Meu Avô é um filme em stop motion que se inspira em figuras de uma das mestres do figurado de Barcelos, Rosa Ramalho, para que os Gaiteiros criaram a banda sonora de onde também sairá material para um concerto que se adivinha, em igual medida, intenso, efusivo, mágico e entusiasmante. E imperdível, pois claro.