Ouvir
O Esplendor de Portugal
Em Direto
O Esplendor de Portugal Com Rui Pego

Concertos

"O Fantasma da Ópera" em Concerto

|

O Fantasma da Ópera em Concerto

Fantasma da Ópera em concerto nos coliseu de Lisboa e Porto com apoio da Antena 1!

O Fantasma da Ópera é um romance Francês de ficção gótica, escrito por Gaston Leroux e publicado inicialmente em capítulos, entre setembro de 1909 e janeiro de 1910. Nele narra a história de um génio musical com o rosto deformado que vive nas catacumbas de uma ópera de Paris. A obra foi marcante, trazendo o misterioso protagonista para o imaginário do publico Francês e Internacional.
A personagem do Fantasma da Ópera tem sido amplamente popularizada pelas suas adaptações cinematográficas e teatrais, nomeadamente a do teatro musical realizada por Andrew Lloyd Webber, Charles Hart e Richard Stilgoe em 1986. O espetáculo continua em palco até os dias de hoje, batendo recordes de audiência.


Resumo do Fastasma do Ópera

O romance conta a história dramática de um músico talentoso que, por ter o rosto deformado, se afasta de toda a sociedade, habitando as catacumbas de um teatro de Opera de Paris. Na ópera, ele apaixona-se por Christine, uma jovem órfã a quem dá lições de canto durante a noite.
Christine reencontra Raoul, o novo patrono do teatro onde trabalha, que era o seu amor de infância. O Fantasma, com ciúmes, rapta-a e leva-a para os seus aposentos, debaixo da ópera, acreditando que ela o virá a amar apesar do seu aspecto repugnante. A dada altura Christine arranca a sua máscara e vê o seu rosto desfigurado e o Fantasma ordena-lhe que volte ao teatro e não fale do que viu. Ele envia constantemente cartas com instruções de como quer as coisas num teatro que ele considera como sendo seu e onde quer ter sempre o camarote número 5 em exclusivo para ele.
Ao perceber que a soprano vai fugir com o amado, volta a sequestrá-la e decide forçá-la a casar, sob ameaça de matar Raoul. Erik, nome real do personagem, partilha um momento de intimidade com Christine, contando o seu passado e chora. Acaba deixando que Christine parta com Raoul.