Ouvir
Manhã - Antena 1 (2ª Parte)
Em Direto
Manhã - Antena 1 (2ª Parte) José Carlos Trindade

Concertos

Pedro Joia

|

Pedro Joia

“Uma homenagem muito afetiva de um guitarrista português à dimensão que a obra musical de José Afonso tem na cultura popular nacional passados mais de trinta anos sobre o seu desaparecimento.
A força das canções de José Afonso não se esgota nas suas palavras. A sua música é a um tempo simples, direta e de uma intensidade pungente.
São aqui apresentadas versões para guitarra – o instrumento que Zeca usava para compor a sua música e para se acompanhar.
Tenho ainda o privilégio de embarcar nesta viagem musical com o meu querido amigo e grande percussionista José Salgueiro.”

Pedro Joia


Pedro Joia é hoje um dos mais inestimáveis tesouros da música portuguesa e ao vivo irá apresentar o seu trabalho mais recente, Zeca, editado pela Sony Music e que permaneceu no primeiro lugar do Top Português durante várias semanas. Além destes estes temas, Joia oferece versões para guitarra de um repertório que assenta em alguma da melhor música produzida no século XX português no qual explana toda a sua técnica e sensibilidade musical.
A seu lado, em palco, estará o percussionista José Salgueiro.
Pedro Joia possui uma aplaudida carreira nacional e internacional que se estende por mais de duas décadas. Estreou-se nos discos com Guadiano em 1996 e desde então não deixou de enriquecer uma linguagem que parte da tradição portuguesa e busca inspiração na música do Brasil, de África, no flamenco e no jazz, para o desenho de uma linguagem altamente personalizada e original. Na sua discografia, Pedro Jóia homenageou Carlos Paredes, explorou a sofisticação do flamenco e ergueu um som que lhe valeu os mais rasgados elogios e importantes prémios, como o Prémio Carlos Paredes em 2007 pelo álbum À Espera de Armandinho.
A mestria de Pedro Jóia também lhe tem valido os mais diversos convites e por isso tem ao longo dos anos pisado palcos ao lado de grandes vozes como Ney Matogrosso, Gilberto Gil, Raquel Tavares ou Mariza com quem tem viajado internacionalmente desde 2012. É igualmente presença frequente em concertos do coletivo Resistência, um projeto que integra importantes nomes da música portuguesa e que vive da ideia de cruzamento da guitarra clássica com momentos altos do nosso cancioneiro pop.