Ouvir
Alma Lusa (Fim de Semana)
Em Direto
Alma Lusa (Fim de Semana) Com Edgar Canelas

Concertos

"Pedro jóia trio convida Rui Reininho"

26 de maio na Casa da Música (Porto)

|

Pedro jóia trio convida Rui Reininho

O Pedro Jóia Trio prepara-se para apresentar um novo espectáculo na Casa da Música: depois dos convites dirigidos a Mariza e Ney Matogrosso, chega agora a vez dos três exímios músicos dividirem o palco com Rui Reininho, o carismático vocalista dos GNR. 
Pedro Jóia revela que o cantor ficou surpreso com o convite: "expliquei-lhe que fazia todo o sentido tendo em conta o seu percurso, a sua abordagem ao palco, o seu carisma". O guitarrista e líder do trio clarifica que o convite surge na sequência do trabalho que têm vindo a fazer e que se apoia no trabalho "com cantores com muita personalidade: Ele tem uma assinatura muito forte e eu sempre fui um apreciador da postura e da personalidade artística do Rui e não apenas nos GNR". Pedro Jóia quer manter o mistério e a surpresa, fazendo jus à personalidade imprevisível de Rui Reininho, mas vai adiantando que nos momentos em que vão partilhar o palco vai haver espaço para o vocalista se estender para lá do reportório que normalmente lhe é mais directamente associado.

Será portanto um grande encontro: o Pedro Jóia Trio é um dos tesouros inestimáveis do presente da música portuguesa. Pedro Jóia na guitarra clássica, Norton Daiello no baixo e João Frade no acordeão: três músicos virtuosos, cada um deles um expoente de classe internacional no respectivo instrumento, com percursos destacados em terrenos como o fado e o flamenco, o jazz e a MPB ou a música popular portuguesa. Juntos, em palco, estes três gigantes - Pedro Jóia chegou a referir-se aos seus companheiros de trio como Quaresma e Cristiano Ronaldo, forma bem disposta de sublinhar a classe que possuem como músicos - conseguem viajar pelo Brasil e pela memória da guitarra portuguesa, pelo fado e pelo flamenco com total autoridade, espalhando magia por clássicos como "Verdes Anos" de Carlos Paredes ou "Bulerias" de Paco de Lucia. Os percursos individuais - que se estendem por inúmeros projectos, incluindo nomes como Madredeus ou Couple Coffee - garantem uma bagagem de que nenhum dos três músicos abdica, antes convoca para cada novo momento musical, garantindo assim o Trio uma riqueza infinda de subtilezas que a sua música transparece.

Com aplausos efusivos recolhidos em espaços tão emblemáticos como o Mosteiro dos Jerónimos ou o Grande Auditório do CCB, o Pedro Jóia Trio tem-se de facto afirmado como um expoente da mais séria música que se produz entre nós e que os músicos apresentaram no álbum Vendaval de 2017, uma viagem por diferentes ritmos, sensibilidades e tradições que o Pedro Jóia Trio consegue unir graças às suas ímpares capacidades individuais e, sobretudo, graças ao som que juntos erguem de forma magistral. Com Reininho em palco, a magia promete ser ainda mais intensa.

****

Concertos:
  • Casa da Música - 26 de maio