Ouvir
Linha do Horizonte
Em Direto
Linha do Horizonte Com José Carlos Trindade

Concertos

Tributo a Zeca Afonso - Marimba & Violoncelo e Canções Tardias - Piano & Voz

Fórum Municipal Romeu Correia - 25/11 às 21h30

|

Tributo a Zeca Afonso - Marimba & Violoncelo e Canções Tardias - Piano & Voz

A assinalar os 20 anos do Fórum Municipal Romeu Correia, a música de Zeca Afonso nas sonoridades do violoncelo e da marimba, e canções tardias ao piano prometem um concerto a não perder no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça, dia 25 de novembro às 21h30.


1.ª Parte - Tributo a Zeca Afonso - Marimba & Violoncelo

«O exotismo do toque doce da marimba e o virtuosismo do violoncelo encontram-se para prestar tributo ao repertório de José Afonso. As músicas eternas que reconhecemos na voz de José Afonso deixam-se apropriar pela fusão inesperada destes dois instrumentos de mundos aparentemente distantes.
O resultado não podia ser mais envolvente. Linhas melódicas que são, ao mesmo tempo, familiares e verdadeiramente imprevisíveis.
A marimba de Márcio Pinto acolhe o som prodigioso do violoncelo de Catarina Anacleto. Um duo que interpreta músicas que marcam para sempre a história de Portugal, numa união invulgar que reinterpreta a obra de José Afonso, dando-lhe um fôlego renovado. Um tributo feito de sensações que promete arrebatar os fãs da obra do "trovador da liberdade"».

Ficha Técnica e Artística
  • Márcio Pinto – marimba
  • Catarina Anacleto – violoncelo

2.ª Parte - Canções Tardias - Ricardo Fino, Pedro Almeida e Ana Laíns

Este sábado à noite, como nos conta Ana Sofia Carvalhêda, em Almada, há canções Tardias para ver e ouvir...



«Ricardo Fino lança-se no desafio de projetar uma luz diferente sobre as canções originais do seu repertório – as incluídas no álbum “T
ardio” e não só – em parceria com o pianista Pedro Almeida, e com a participação da cantora Ana Laíns.
Com arranjos nascidos da experimentação conjunta, num formato intimista e despojado, este concerto procura revelar cada canção através da nudez da palavra, do poder de sugestão, do colorido harmónico e, principalmente, do pulsar de cumplicidade e aventura que o repertório permite e para o qual um novo quadro nuca será tardio».

Ficha Técnica e Artística
  • Voz – Ricardo Fino
  • Piano – Pedro Almeida
  • Participação de Ana Laíns