Ouvir
Musical Antena 1
Em Direto
Musical Antena 1

Concertos

Vitorino - 40 Anos de Carreira

Concerto Esgotado!

|

Vitorino - 40 Anos de Carreira

Dia 18 de novembro Vitorino apresenta-se em concerto (já ESGOTADO) no Teatro de São Luiz, em Lisboa.
Fique atento nesse dia (às 16h45 às 17h45 e às 23h22) à reportagem de Ana Sofia Carvalhêda em direto a partir daquela sala de espetáculos:


*****

Antes do concerto, Vitorino veio à Antena 1 apresentar em estreia mundial dois dos temas que irão fazer parte do alinhamento dessa apresentação.
Com desenho de som de António Farinha e produção de Ana Sofia Carvalhêda, aqui ficam as palavras e a música resultantes de um encontro de amigos: Vitorino e Armando Carvalhêda.









(Fotos de Filipe Ligeiro | Vídeo de Ana Gonçalves e Maria de Sá e Melo)


Convidados: ANA BACALHAU, SAMUEL ÚRIA, MANUEL JOÃO VIEIRA, FILIPA PAIS, ANA VIEIRA e CAMPONESES DE PIAS.

Vitorino Salomé é hoje - inevitavelmente - um nome à parte no panorama cultural português.
Se fosse produzida uma lista com 15 nomes da música portuguesa, que fossem embaixadores dessa mesma música, Vitorino teria de lá estar, ao lado da Amália, do Zeca Afonso e de uma outra mão cheia das personalidades que foram produzidas em cima da ideia poética do que é Portugal.
Não há uma única pessoa em Portugal ou que ame Portugal que não saiba quem ele é e que não tenha já cantado uma das suas canções. Mas a sua obra e o seu contributo, visto ser um artista multi dimencional, vai muito além do conhecimento geral.
Foi para França estudar pintura e lá descobriu que o canto que já praticava desde a sua infância no Alentejo. Já ilustrou livros (de António Lobo Antunes, por exemplo, que lhe dedicou um livro inteiro de poesias para Vitorino musicar). Toca guitarra, piano, acordeão e outra quantidade de instrumentos. Escreve música e letras incríveis, que apesar da sua raiz popular são incrivelmente eruditas.
Já trocou colaborações com Fausto, Sérgio Godinho, João Gil, Rui Veloso, Tim, Jorge Palma, Carminho, entre tantos outros nomes da música portuguesa. Todos lhe reconhecem o mérito de cancionista extraordinário.
E chega agora o momento desse reconhecimento extravasar o meio e passar a domínio público.
Com o espectáculo “Não sei do que é que se trata, mas não concordo”, que acontecerá no São Luiz, é lançado o ano em que Vitorino comemora os 40 anos da edição do seu primeiro disco.
Um espectáculo que será único, onde participarão João Manuel Vieira (Enapá 200 e Irmãos Catita), Camponeses de Pias ...... Um espectáculo que tem como título o nome do seu novo disco de originais, a lançar durante o ano de 2017.


"Tanto o meu convidado como eu, temos sido frequentadores regulares deste bairro vivo e agitado que envolve o Teatro São Luiz - o Chiado. E este concerto faz parte dessa narrativa que não pára.
O Manuel João Vieira é um artista completo. Os Camponeses de Pias cantam modas Alentejanas há décadas. E bem!
Assim entra por Lisboa um pedaço do mundo rural vindo do Sul. E eu, lembro com canções o que vivi nestes últimos quarenta e tal anos.
O nome do concerto é uma homenagem a um carpinteiro nascido no Redondo que interrompia as assembleias gerais do Redondense Futebol Clube com a sentença que dá título ao concerto.
A última vez que o vi convidou-me para um copo de vinho e desapareceu numa rua do Bairro Alto. Chamava-se Zé Embirra."

Vitorino Salomé


Fonte: Teatro S. Luiz