Ouvir
Programa da Manhã
Em Direto
Programa da Manhã Com José Carlos Trindade

Discos

Anabela Aya no Titanic Sur Mer em Lisboa

Dia 19 de Abril

|

Anabela Aya no Titanic Sur Mer em Lisboa

Anabela Aya - apresenta no Titanic Sur Mer em Lisboa o disco "Kuameli" !


Anabela Aya

Nasceu em Luanda em Setembro de 1983.

Oriunda de uma família religiosa, iniciou-se na música aos 5 anos nos cânticos religiosos do coro da Igreja Metodista Independente Caridade, onde a mãe era professora. A sua formação vem da Igreja, onde criou as bases técnicas que lhe permitem a versatilidade e interpretação dos géneros Gospel, Blues, Afro-Jazz, Soul, inclusive Fado.

Entre 2017 e 2018 foi vencedora de vários prémios em Angola, melhor voz, prémio da crítica do “Top dos Mais Queridos” da Rádio Nacional de Angola.
Ainda em 2018, foi nomeada para os prémios “AFRIMA”, em duas categorias: Best Female Artist in Central Africa e Best Artist, Duo Or Group in AfricanJazz, para além da nomeação nos “African Entertainment Awards USA” na categoria de Best Upcoming Artist.
Compositora e interprete de raro talento, Anabela Aya é, para além da prestigiada atriz, a voz da nova geração no universo Afro-Jazz que marca uma linha inovadora da música de Angola.

“Kuameleli”, o seu disco de estreia, reúne quinze anos de brilhantes experiências musicais que levaram a artista a conquistar o respeito da crítica mais exigente do Gospel e do Afro-Jazz angolano.

A expressividade e ousadia vocal em “Kuameleli” revelam um exercício singular, próximo do legado histórico do jazz norte-americano.
Embora contemporânea, a suavidade da sua voz ecoa por entre sonoridades de mistérios seculares da ancestralidade africana.


Com um repertório quase totalmente autoral e produção de Nino Jazz á exceção de “TIC TAC”, produzido e executado por Arthur Maia, uma das maiores referências do Jazz no Brasil, KUAMELELI evoca vários dialetos :
  • “Kuameleli”- - (Humbundo) sul de Angola
  • “Nangobe”- (Kwanyama) sudoeste de Angola
  • “Kaumba” - (Lingala/ Frances ) fronteira com o Congo, províncias de Cabinda e Uíge
  • “Tia “- (kimbundo) norte de Angola
  • “I love you bué” - português inglês e crioulo.

Anabela Aya reúne neste disco uma invulgar e intemporal personalidade artística.